Jovens da escola do Bela Vista querem um meio ambiente melhor

Itabirito,
08 de Setembro de 2013

A conquista de um meio ambiente preservado, equilibrado e sustentável dificilmente se dará sem a participação dos mais jovens. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabirito achou essencial envolvê-los na questão. Dias 28 e 29 de agosto, na Escola Municipal José Ferreira Bastos, no Bela Vista, mais de 200 pessoas (entre alunos e pais) participaram da Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente.

As discussões sobre o tema (entre os alunos) culminarão na criação de um documento com reivindicações ambientais a favor de Itabirito. Esse documento será defendido na Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, de 10 a 14 de outubro. Dois delegados escolhidos na escola itabiritense e 700 vindos de todo país participarão do encontro na capital federal. A aprovação das reivindicações no âmbito federal facilitará a busca de recursos para a conquista dos anseios.

Na etapa de Itabirito, a escola do Bela Vista apresentou alguns de seus trabalhos a favor do ambiente, bem como reconhecimentos vindos de várias áreas que transformaram a instituição em uma referência não só municipal, mas também nacional. Vale lembrar que a escola já foi tema, por exemplo, do Jornal Nacional da TV Globo, como modelo em projeto de educação.

Uma comissão de alunos, de nome Com-Vida, foi a responsável pela organização da Conferência Infantojuvenil em Itabirito. “A conferência é um aprendizado focado na educação para um meio ambiente sustentável. O encontro é caracterizado pela mobilização e interação dos alunos e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais”, disse a ecóloga da Prefeitura, Fabíola de Pena Forte Nonato.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook