Justiça concede o terceiro Direito de Resposta a Manoel da Mota em jornais da região

Itabirito,
24 de Agosto de 2012

Desta vez, as publicações serão em “O Tempo dos Inconfidentes” e “Factual”

Nesta semana, a Justiça Eleitoral determinou que os jornais “Factual” e “O Tempo dos Inconfidentes” publiquem, em suas próximas edições, os direitos de resposta concedidos a Manoel da Mota e à Coligação “O Futuro Construído Para Todos”, “para restabelecer a verdade dos fatos junto à opinião pública”. A lei eleitoral obriga que o Direito de Resposta deve ser estampado em espaço igual ao de cada matéria difamatória, e com o mesmo destaque jornalístico e visual.

Anteriormente a Justiça já havia concedido outro Direito de Resposta a Manoel da Mota e à Coligação “O Futuro Construído para Todos”, no jornal O Grito. As matérias foram publicadas na edição deste sábado, na capa e no interior do jornal.

“Todas as ofensas consideradas difamatórias pelo Juízo Eleitoral de Itabirito foram publicadas há cerca de duas semanas e repercutiram denúncias de vereadores à Câmara de Itabirito sem ouvir o prefeito, como exige a ética no jornalismo” informa a coligação “Um Futuro Construído Para Todos”. E ainda adiciona que os textos tentavam fazer o leitor acreditar que, mesmo sem ser instalada uma CPI pedida por três vereadores da oposição, o prefeito já estava condenado.

Na decisão, o juiz eleitoral da Comarca de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, afirmou que “não se trata de mera matéria jornalística, visto que não se limita tão somente a narrar os acontecimentos que geraram a notícia”. No mérito, o Juiz verificou “que as matérias têm cunho difamatório e injurioso à pessoa do representante” (no caso, o prefeito e candidato a reeleição Manoel da Mota).

“A prática de atacar Manoel da Mota e seus aliados foi a tônica comum dos três jornais que receberam a punição judicial, todos de circulação semanal. Decisões como esta demonstram que a lei eleitoral tem limites claros contra abusos. Todos os veículos terão que respeitar as regras do jornalismo para merecer credibilidade junto à população de Itabirito” finaliza o setor de comunicação da coligação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook