Justiça determina comando do Colégio D. Bosco à Ordem Salesiana

Ouro Preto,
10 de Dezembro de 2014

Uma decisão judicial, publicada no dia 19 de novembro, confirmando à Ordem Salesiana a propriedade da área do antigo Colégio Dom Bosco, causou estranheza e desapontamento na região, principalmente aos moradores de Cachoeira do Campo, onde se encontra o prédio.

A ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) teve início com a denúncia de que a Ordem Salesiana teria vendido a propriedade para uma imobiliária de Belo Horizonte, pelo valor de R$20 milhões. No local seria implantado um condomínio fechado, descumprindo o objetivo inicial da doação do imóvel. O MPE solicitava a devolução da propriedade ao patrimônio do Governo do Estado.

O imóvel foi doado à Ordem Salesiana em 1893 pelo governador Afonso Penna, com o objetivo de se criar e manter uma instituição de ensino, o que não ocorria mais. A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Polícia Militar de Ouro Preto (PMOP) manifestaram interesse em receber o imóvel e implantar uma extensão de pesquisas e a instalação de um museu, respectivamente. Da decisão ainda cabe recurso.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook