Justiça restringe carnaval no centro de Mariana

Mariana,
17 de Fevereiro de 2012

Medida visa evitar danos ao patrimônio histórico e cultural

A pedido do Ministério Público Estadual, a justiça de Mariana deferiu na terça-feira, 14, ação civil pública contra a realização do carnaval no centro histórico de Mariana. Bailes populares, desfiles de escolas de samba, concentrações e shows estão barrados na Praça Minas Gerais, Benevides, Gomes Freire (Jardins), Igreja São Pedro e entornos, além do embargo ao Campo do Guarany. Ainda de acordo com decisão, somente os desfiles de pequenos blocos e pequenas bandas que utilizem apenas instrumentos de percussão, sem ampliação, estão liberados, desde que haja o policiamento ostensivo e permanente nesses locais.

O novo prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues, diz que a administração acatará a decisão. “Isso é prioridade para nós. Vamos avaliar o que pode ou não ser feito de acordo com o que determinou a justiça”, declara Rodrigues que, por sua vez, rejeita a alternativa de a administração recorrer da decisão, como buscava o governo antecessor.

A liminar atende a uma mobilização da Associação dos Moradores do Centro Histórico, da Arquidiocese de Mariana, do Conselho Municipal de Patrimônio, entre outros setores da cidade. Segundo o Ministério Público, o projeto para o carnaval também não teria tido a aprovação do Iphan e do Corpo de Bombeiros. “Essa decisão garante a realização do carnaval, mas mantendo-o aos moldes dos carnavais dos últimos cincos anos, evitando assim danos ao patrimônio histórico e cultural”, aponta o promotor Antônio Carlos de Oliveira.

Todos os outros locais embargados não terão folia e a festa acontecerá nos espaços usados em 2011, como as praças JK, Ferroviários e da Prefeitura. Já os shows que seriam no Campo do Guarany serão na Praça dos Ferroviários. A Praça Minas Gerais será tomada com atrações infantis na parte da tarde, e a Praça Gomes Freire terá a tradicional marchinha. Os eventos estão sendo confirmados pela prefeitura.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook