Laço pela vida

Ouro Preto,
12 de Agosto de 2013

Entrega de laços dourados marca o início da Semana do Aleitamento Materno em Ouro Preto

No dia 1º de agosto, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Saúde, e o Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno (CIAM) deram início às atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Ouro Preto. Durante a tarde, representantes da Secretaria e do Comitê visitaram as Unidades de Saúde da cidade entregando broches com laços dourados para mães, gestantes e todos os profissionais da saúde. O símbolo da campanha também foi afixado na portaria das unidades.

Com a entrega dos laços, as pessoas foram orientadas sobre o significado da campanha e sobre a importância da conscientização. A médica de família e comunidade, Mirian Santana Barbosa, explica que o aleitamento materno é muito importante tanto para a criança quanto para a nutriz (termo designado para as mulheres que amamentam). “Em valores nutricionais, ele tem tudo que o bebê precisa até os seis meses de idade e é a primeira vacinação da criança, com a imunização necessária. A amamentação também é muito importante para a mulher, trazendo menos complicações depois do parto e proporcionando maior vínculo entre ela e o filho”, explica.

A nutriz Viviane Guimarães Silva explica que sua filha teve amamentação exclusiva até o sétimo mês e defende que o vínculo da amamentação, principalmente para a mãe, é indiscutível. Para Viviane, o aconselhamento, tema da campanha desse ano, é fundamental para a troca de experiências e para mostrar às mães a importância do aleitamento materno. “O amamentar envolve muitos aspectos, como o nosso lado psicológico, a infraestrutura do momento e o apoio familiar. Sabemos que a amamentação muitas vezes é difícil, é dolorosa em mães que possuem algum problema de saúde, por isso, quando ela sabe da importância, ela passa por cima de todos os obstáculos”, explica.

O laço dourado, marco da campanha, foi lançado pela UNICEF em 2004 e sua cor dourada simboliza a amamentação como padrão ouro para a alimentação infantil. Os dois lados do laço representam a mãe e a criança, enquanto o nó representa o pai, a família e a sociedade. As pontas do laço representam o futuro, simbolizando que o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais dará a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

Durante o mês de agosto, os profissionais da saúde em Ouro Preto continuarão a usar o laço como forma de conscientização.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook