Lançada a Pedra Fundamental da Coca-Cola Femsa em Itabirito

Itabirito,
09 de Dezembro de 2011

“Esta solenidade se reveste de um alto significado histórico. Peço a Deus que continue iluminando esta terra abençoada. Nós, itabiritenses, estamos alegres e nos sentimos engrandecidos. A Coca-Cola Femsa trará a nossa cidade uma nova realidade econômica, com a geração de mais empregos, para um futuro melhor e mais próspero”, destacou o Prefeito Manoel da Mota Neto nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, durante a solenidade do lançamento da Pedra Fundamental da nova fábrica da Coca-Cola Femsa, em Itabirito. O evento, que foi realizado às margens da BR 040 onde será instalada a unidade fabril, contou com a presença do Governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, com o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, Ricardo Botelho, além de diversas outras autoridades e de executivos da multinacional.

O Governador destacou, durante a solenidade, que a instalação de uma fábrica de Coca-Cola em Itabirito, um dos mais importantes municípios mineradores de Minas, demonstra o esforço do Governo de Minas em estimular a criação de empregos de qualidade e, ao mesmo tempo, diversificar cada vez mais a economia mineira. “Este projeto é um símbolo belíssimo de nosso esforço para diversificar o perfil econômico de Minas Gerais. A inserção da Coca-Cola FEMSA, uma das três marcas mais reconhecidas no mundo, é um orgulho para nós mineiros”, disse. Ainda de acordo com Anastasia, “Itabirito é uma das cidades progressistas do estado e que, com certeza, atrairá ainda mais empreendimentos, além da Coca-Cola”.

A previsão é de que a nova unidade fabril seja concluída em 18 meses, com início das operações programado para junho de 2013. A fábrica será implantada em uma área de cerca de 300 mil m², doados pela Prefeitura de Itabirito, às margens da BR 040. Até o ano de 2015, a capacidade anual instalada para produção é de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes, equivalente a um aumento de 47% da capacidade instalada na atual unidade fabril em Belo Horizonte. Serão produzidos nesta nova unidade todos os refrigerantes da marca Coca-Cola em todas as embalagens existentes.

O evento contou ainda com a participação do Coral Canarinhos de Itabirito, que encantou ao público e que foi destacado na fala do Governador “pelas vozes maviosas dos itabiritenses” e com a degustação do tradicional Pastel de Angu, patrimônio imaterial do município.

Preocupação com o meio ambiente

Um dos destaques da nova fábrica são os parâmetros ambientais, uma vez que adota padrões de construção e operação com sustentabilidade. Desde a escolha do terreno, o empreendimento segue diretrizes que garantem o gerenciamento eficiente dos resíduos gerados, com uso racional de água e energias elétrica e térmica, utilização de iluminação natural, energia solar e água de chuva, baixa emissão atmosférica e integração com a área de proteção ambiental. “É uma honra para os mineiros receberem a primeira fábrica verde da Coca-Cola Femsa no mundo. Uma preocupação com o crescimento, mas com pensamento no meio ambiente e a sustentabilidade”, afirmou Antônio Anastasia.

A expectativa é de que a instalação da nova fábrica gere desenvolvimento para o município de Itabirito e região. “Além disso, há possibilidades de estabelecermos parcerias com fornecedores locais”, diz Ricardo Botelho, presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil. Segundo ele, a unidade atenderá, inicialmente, Minas Gerais e a região Serrana do Rio de Janeiro, mantendo a logística atual, com entregas aos clientes por meio de unidades operativas.

Após a conclusão das obras e início das operações, ambas as fábricas continuarão operando simultaneamente ao longo de dois anos. “Decorrido esse prazo, esperamos que toda a produção já esteja na nova unidade fabril, sendo a atual unidade em BH transformada no maior centro de distribuição da empresa em Minas Gerais”, destaca Botelho. Hoje, a Coca-Cola FEMSA emprega em suas operações em Minas Gerais cerca de 3.500 pessoas.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA Brasil, do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), fabrica refrigerantes e água, sendo a maior franquia de Coca-Cola do mundo em volume de vendas. Entre outros negócios, comercializa e distribui produtos das marcas do portfólio Coca-Cola Company, (composto por chás, sucos, bebida láctea, energéticos, isotônicos e hidro tônicos) e cervejas da Heineken.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook