Lançado projeto de humanização da Praça Tiradentes

Ouro Preto,
31 de Julho de 2013

Foram criadas mais de 160 vagas em locais próximos à Praça

A Prefeitura de Ouro Preto realiza diversas mudanças em favor da qualidade de vida dos ouro-pretanos. No projeto de humanização da Praça Tiradentes, a Guarda Municipal transferiu o estacionamento para um pátio amplo localizado atrás da antiga Santa Casa, com capacidade para 150 veículos.

As mudanças já podem ser observadas pela população, mas as alterações serão implantadas definitivamente após o término do Festival de Inverno, no domingo (28). Na Praça poderão estacionar apenas os veículos prestadores de serviço, como viaturas policiais e táxis. Segundo o prefeito José Leandro Filho, a intenção de tirar o estacionamento é trabalhar a humanização da Praça Tiradentes para que ela seja mais bem apreciada e aproveitada pela população. “Nós tiramos o privilégio de pouco mais de uma dúzia de pessoas para agradar toda a população e visitantes. Nós desafogamos muito o trânsito da Rua Direita, da Rua do Ouvidor e da Praça Tiradentes com essa medida”.

Já foram colocadas placas sinalizando o espaço atrás da antiga Santa Casa. O novo estacionamento conta com o resguardo de uma empresa de vigilância, que fica responsável pela segurança dos carros, e supervisão da Guarda Municipal. O comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Alexsandro Nunes, lembra que o estacionamento é totalmente gratuito. “Se houver qualquer cobrança, a população deve identificar a pessoa e fazer a denúncia para a Guarda Municipal”.

Além das 150 vagas, também serão criadas outras quatro na Rua Brigadeiro Musqueira (Rua do Teatro Municipal) que passa a ter somente trânsito local com proibição para vans e similares, e aproximadamente 10 vagas na rua Costa Sena, na lateral da Igreja São Francisco de Assis. Na Feirinha de Pedra-sabão ficarão proibidos os estacionamentos, porém serão criados os espaços para carga e descarga e embarque e desembarque.

Os motociclistas também serão beneficiados. O estacionamento da Praça será transferido para a parte detrás do Museu da Inconfidência, em um espaço exclusivo para motos.

A Rua Costa Sena passará a ter sentido único de quem vai da Feirinha para a Escola de Farmácia, ficando proibido seguir da Rua Manoel Cabral sentido Costa Sena, ou seja, o veículo que estiver subindo a Rua Pacífico Homem (Morro da Forca) só poderá seguir para a Praça pela Rua Antônio Pereira (ao lado do Museu da Inconfidência). Para ganhar espaço, evitar manobras arriscadas de veículos e aumentar a fluidez do trânsito, a Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor) passará a ter estacionamento paralelo ao meio fio, onde hoje funciona em 90º.

No total, foram retiradas cerca de 30 vagas e criadas mais de 160. “Toda a intenção do governo é melhorar a qualidade de vida do ouro-pretano. É uma valorização que Ouro Preto merece”, conclui o comandante.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook