Lavras Novas e São Bartolomeu buscam título de Patrimônio Imaterial para Festas do Divino

Ouro Preto,
02 de Setembro de 2011

Os distritos de Lavras Novas e São Bartolomeu foram palcos para as expressões culturais em louvor ao Divino Espírito Santo, as festas do Divino. As comemorações aconteceram, respectivamente, nos fins de semana dos dias 19 e 26. Inventários foram feitos com o objetivo de registrar essas festas como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto.

Durante o festejo, os santos padroeiros locais, Nossa Senhora dos Prazeres e São Bartolomeu, foram homenageados. Esse tipo de manifestação mostra que a população reconhece e contribui para a importância histórica, social e cultural dos distritos.

Já estão registrados nesse processo os doces de São Bartolomeu e as festas de Nossa Senhora dos Remédios, no Fundão do Cintra. Em setembro, os festejos de São Gonçalo e as Cavalhadas de Amarantina farão um inventário com a mesma finalidade.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, “o registro está sendo feito de acordo com o modelo proposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se chama Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). Aplicamos esse inventário e vamos encaminhá-lo para o Conselho Municipal do Patrimônio que dará o parecer, a palavra final, se realmente este bem pode ser considerado um patrimônio cultural e imaterial do município.”

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook