Legislativo itabirense almeja parceria com Fundação Renova

Itabirito,
02 de Junho de 2017

A divulgação de um investimento de R$ 4,6 bilhões nas cidades afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão e a geração de 12,7 mil postos de trabalho na região chamou a atenção dos vereadores de Itabirito na reunião da segunda-feira (29). A ação faz parte da mobilização da Fundação Renova, instituição responsável por fiscalizar a recuperação das cidades.

De acordo com o vereador Max Fortes (PSB) essa pode ser uma ótima oportunidade de gerar emprego e renda, assim como fomentar o desenvolvimento da cidade. “Nesse momento de grande desemprego no país, eu penso ser muito interessante aprofundarmos as informações. Quais são as verdadeiras necessidades de mão de obra? Vai realmente contemplar trabalhadores e potenciais fornecedores da região? Sabemos que a prioridade é Mariana, mas quem sabe podemos conseguir algumas parcerias para Itabirito”, pontuou o vereador.

A mobilização

A Fundação Renova iniciou o Ciclo de Palestras de Estímulo à Contratação Local em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. O objetivo, segundo a Fundação, é preparar e informar os empreendedores sobre as necessidades contratuais exigidas pela Renova, além de contribuir para a criação de uma lista de fornecedores locais para os processos de compras da instituição.

Em Mariana, o encontro acontece no dia 9 de junho, sexta-feira, de 8h às 12h, no Centro de Convenções.

Boas notícias

Outra informação divulgada por Max foi o resultado de uma reunião que o edil participou na Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG). Segundo ele, no encontro ficaram definidas as ações para que seja agilizada a provação do Novo Marco Regulatório da Mineração. Ele destacou que o andamento dos processos das dívidas da Vale, Samarco e CSN poderá aumentar significativamente a arrecadação do município. “Com a aprovação do projeto, Itabirito receberá mais de R$ 10 milhões anualmente das mineradoras através da CFEM. Valor este que poderá ser investido em educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico para nossa cidade”.

Ainda durante a reunião, os vereadores afirmaram que irão questionar a situação da Rodovia MG-30, que de acordo com o DER, já teve a obra licitada. O Legislativo cobra mais informações concretas sobre os trâmites legais, como empresa responsável, início e valor da obra.

Legislativo itabirense almeja parceria com Fundação Renova
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook