Licitação do transporte público, trânsito na Avenida JK após implementação do EPA e Plano de Mobilidade Urbana

Ouro Preto,
02 de Abril de 2015

2ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Transportes discute soluções para o trânsito em Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade em constante crescimento que enfrenta problemas corriqueiros comparados às cidades de grande porte. Trânsito, locomoção de pedestres e melhoras no transporte coletivo são tópicos frequentes nas conversas em Ouro Preto.

O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de Ouro Preto se reuniu na quarta-feira (18) e tratou destes assuntos. Licitação de transporte coletivo, soluções para o trânsito e a finalização dos estudos do Plano de Mobilidade Urbana foram abordados. A comunidade participou manifestando opiniões e questionamentos aos conselheiros.

A implantação do supermercado EPA trouxe problemas ao trânsito da região. Dentro das ações planejadas a fim de diminuir transtornos, está a proibição de estacionamento na Avenida JK e a viabilização de mão única na via descendo a Avenida, abrindo espaço apenas para caminhões do EPA chegarem às Docas. O EPA informou que haverá mais um andar no estabelecimento para estacionamento. Outra medida é providenciar que a Rua do Posto Ipiranga, que leva à Fundação Gorceix, volte a ser mão dupla. O secretário de Governo, Flávio Andrade, assegura que “as intervenções serão feitas nos próximos dias pela Superintendência de Trânsito da Prefeitura e vão surtir o efeito desejado: organizar o acesso ao EPA e dar segurança aos pedestres que utilizam aquela via”.

Populares reivindicaram melhorias no transporte público e ações direcionadas para o trânsito no Bairro São Cristóvão. O usuário de transporte Douglas Gomides declara que as principais falhas do transporte coletivo em Ouro Preto estão relacionadas “à superlotação dos ônibus, falta de respeito com o consumidor e aos horários em que o transporte não passa no local determinado”. Ele relata ter perdido muitos compromissos por causa de atrasos do transporte.

Uma das soluções para as questões relacionadas ao trânsito e aos problemas corriqueiros da cidade é a liberação do processo de licitação do transporte público. Após cerca de oito anos com o edital parado devido a questionamentos de empresas, a Justiça liberou a Prefeitura para expedir o edital de licitação. De acordo com o Superintendente de Trânsito, Marco Antônio Medírcio, a publicação tem sinal verde e o edital não é mais passível de recurso.

Para auxiliar na publicação de um edital atual e que corresponda à necessidade da população, a Fundação Gorceix foi contratada para fazer um estudo do sistema de transporte coletivo na sede e nos distritos. De acordo com o secretário Flávio Andrade, “a ideia é que este estudo seja incorporado ao edital e haja uma audiência pública para apresentar à comunidade. Só após ouvir a comunidade a Prefeitura irá lançar o edital de licitação que vai levar a um transporte coletivo de melhor qualidade”.

O Plano de Mobilidade Urbana também está interligado às soluções propostas para a questão da locomoção no município. O Instituto Rua Viva está em fase de conclusão sobre os estudos na cidade.

Licitação do transporte público, trânsito na Avenida JK após implementação do EPA e Plano de Mobilidade UrbanaLicitação do transporte público, trânsito na Avenida JK após implementação do EPA e Plano de Mobilidade Urbana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook