Língua Brasileira de Sinais é agora obrigatória no currículo escolar de Mariana

Mariana,
28 de Maio de 2012

A Lei nº 2.613, que institui a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – no currículo escolar, foi sancionada no município de Mariana no dia 9 de maio. A Secretaria Municipal de Educação deverá adotar as medidas necessárias para a efetiva implantação da LIBRAS no currículo das instituições de ensino municipal.

As escolas integrantes da rede municipal de Mariana devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades da Educação oferecida na área de sua abrangência. Além disso, a Secretaria de Educação deve prover as escolas com professor, tradutor e intérprete de LIBRAS.

“Garantir o direito à educação para todos significa reconhecer e valorizar as diferenças, sem discriminação de etnia, credo, situação social ou das pessoas com deficiência. Nesse último caso, prevenir ou eliminar barreiras para promover acessibilidade significa um desafio ainda maior, pois, além da necessária transformação das concepções e práticas do ensino, é também fundamental adequar os meios pedagógicos e os espaços escolares”, afirma a secretária de Educação Dulce Maria Pereira.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook