Livros sobre personagens marcantes na história de Ouro Preto são doados à Biblioteca Pública

Ouro Preto,
17 de Fevereiro de 2014

Publicações resgatam trajetória do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e de nomes de vulto como Bernardo Guimarães e Padre Mendes

Cem anos de história ilustrados por fotografias selecionadas a partir de uma densa investigação resultaram no livro “Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: Cem anos de história e reflexão 1911 – 2011”, recentemente doado à Biblioteca Pública de Ouro Preto. Dois outros livros doados foram organizados pela professora Francelina Ibrahim Drummond: “Bernardo Guimarães: Cronista” e “Padre Mendes: o semeador”.

Grande parte da pesquisa do Corpo de Bombeiros foi realizada na própria Biblioteca, na “Sala Ouro Preto”, que conta com relevantes documentos históricos e publicações relativas ao cotidiano da cidade ao longo dos séculos. “Para nós, é motivo de orgulho saber que muitas descobertas sobre o Corpo de Bombeiros foram feitas na biblioteca e é muito importante termos uma obra como essa baseada em profunda pesquisa”, destaca a diretora da Biblioteca Pública, Nádia de Oliveira.

A professora Francelina Ibrahim Drummond, doutora em Literatura Comparada e ensaísta, organizou uma obra que evidencia outra face do romancista ouro-pretano Bernardo Guimarães, famoso por ter escrito “A Escrava Isaura”. No livro há uma série de crônicas do escritor publicadas no século XIX nos jornais Diário de Minas, Constitucional e Liberal Mineiro. Quanto ao livro “Padre Mendes: o semeador” é uma homenagem ao centenário de nascimento do padre e educador. Trata-se de uma obra biográfica que traz relatos, fotos, cartas e dedicatórias relativas à vida de um dos protagonistas da vida cultural e católica de Ouro Preto no século XX. “Francelina Drummond se dedicou a fazer esse apanhado da memória da cidade através da vida desses personagens que tanto colaboraram com cultura não apenas de Ouro Preto, mas de todo o Brasil”, concluiu Nádia de Oliveira.

Os livros estão disponíveis para empréstimo e consulta na Biblioteca Pública, localizada à Rua Xavier da Veiga, 309, Centro Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook