Mais de 120 mil pessoas vão ao Julifest

Itabirito,
21 de Julho de 2013

Entre os dias 11 e 14 de julho, aconteceu em Itabirito a 23ª edição do Julifest. Com uma programação que valorizou a diversidade musical, o evento teve um público de mais de 120 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

O evento contou com grandes apresentações musicais, foram 18 shows durante os quatro dias de festa, grandes nomes da música subiram ao palco: a dupla César Menotti & Fabiano, banda Calypso, Jorge Ben Jor e Fernando & Sorocaba.

O sertanejo Sorocaba elogiou a festa. “Estamos muito felizes de poder cantar em Itabirito pela primeira vez. A festa está linda e o pessoal está muito animado”, destacou o cantor.

No sábado à tarde, a novidade foi uma grande roda de samba organizada pelo “Beco do Rato”, do Rio de Janeiro, que contou com as participações especiais de Almir Guineto, Toninho Geraes, Banda Santa Luzia e Pirulito da Vila.

O secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo, destacou a importância do evento. “O Julifest é uma festa tradicional que pertence ao povo de Itabirito e que é responsável por atrair muitos turistas e movimentar a economia local. Esse sucesso é resultado de diversos fatores como o envolvimento das associações, atrações com estilos variados, iguarias típicas da região muito bem preparadas e uma programação durante o dia e à noite”.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, confirmou seu compromisso com a cultura. “Itabirito voltou a ser uma cidade que valoriza a programação cultural. Já em nosso primeiro ano de governo, nos preocupamos em trazer novidades ao Julifest. Ainda que façamos uma festa com entrada livre para a população e para turistas, o retorno para o município é muito grande. Há uma grande movimentação no comércio, na área hoteleira e na prestação de serviços”.

Durante o evento, a diretoria de Turismo da Prefeitura realizou uma pesquisa com o público, que apontou uma grande aprovação da festa, com destaques para a segurança e organização.

Associações Comunitárias em destaque

Com o intuito de promover o cooperativismo, a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, enfatiza a importância da integração dos moradores dos bairros com as associações. “O objetivo é mostrar também a força que tem essa união. Todo o lucro arrecadado nas barracas fica para as próprias associações, para que elas tenham condições de fazer melhorias na estrutura dos seus salões e novos investimentos com a oferta de serviços para os moradores do bairro”.

Neste ano, o concurso das tradicionais barraquinhas das Associações Comunitárias foi acirrado, o bairro Alto da Antena levou o primeiro lugar com 302 pontos, em seguida ficaram: Vila Gonçalo (290,5 pontos) Munu (284,5 pontos) Saudade (284 pontos) e Santa Rita (272 pontos).

Presente no Julifest, o deputado estadual João Vitor Xavier comemorou o resultado de sua contribuição para as associações. “A pedido do prefeito Alex, nós conseguimos 40 mil reais para as associações com o intuito de ajudar na estrutura das casas, na compra de materiais, enfim, no que elas precisassem para participar do evento da melhor forma. Fiquei surpreso com os resultados e já afirmo que o Julifest, agora, também faz parte do meu calendário.”

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook