Mais de 500 famílias recebem obras de saneamento em Itabirito

Itabirito,
20 de Abril de 2012

A parceria entre a Funasa, SAAE e Prefeitura de Itabirito garantiram uma verba de mais de 2 milhões de reais (R$ 2.434.081,80) para que os bairros Marzagão e Quinta dos Inconfidentes tenham coleta de esgoto a partir de 2013. Nesse momento, cerca de 40% da verba já está depositada na conta da administração municipal, contudo, para que as obras comecem, as famílias dos dois bairros tiveram que aguardar a aprovação do projeto de Lei 10/2012 na Câmara, que “Abre Crédito Adicional Especial para atender ao Sistema de Esgotamento Sanitário e dá outras providências” para que a Prefeitura possa utilizar a verba conquistada na Funasa. “Os moradores estão esperando essa obra há muito tempo, estamos na expectativa de ter tratamento de esgoto e saneamento básico”, ressalta Magnólia Margarida Ferreira Geraldo, presidente da associação comunitária do bairro Marzagão.

Segundo a diretora presidente do SAAE, Dóris Garisto Lins, as obras de implantação da coleta de esgotos nos bairros são extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida das famílias e, com o crescimento acelerado de Itabirito, é preciso que essas melhorias aconteçam o mais rápido possível. “Estamos com tudo pronto para que o trabalho comece em julho e toda a população contou com a presteza dos vereadores para que Itabirito não perdesse esse recurso tão importante para o desenvolvimento do município”, destaca Dóris Lins.

A Funasa liberou o valor de R$ 973.632,72 para a Prefeitura e, com a Câmara aprovando o crédito, a administração municipal entrará em processo de licitação para a execução das obras, que têm previsão de término para março de 2013. “Esse projeto vai ajudar muito, pois a maioria das famílias usa fossa para coletar o esgoto. Espero que os vereadores tenham visto a importância desse projeto, que é uma ótima opção e estamos precisando disso”, conta Maria José Barros Fernandes Paulo, presidente da associação comunitária do Quinta dos Inconfidentes.

Pedido aos vereadores

Para garantir a aprovação rápida do projeto, a diretora presidente do SAAE esteve na Câmara, para entregar todas as informações sobre as obras e disponibilizar os servidores da autarquia para qualquer esclarecimento necessário. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 16 de abril, dia em que estava marcada a primeira votação dos vereadores para o projeto. “O SAAE e os moradores do Quinta e do Marzagão podem contar com nosso apoio”, declarou Geraldo Gonçalves Mendanha, presidente da Câmara.

No momento, o processo de aprovação do crédito passa por dois “pedidos de vistas” dos vereadores Celina Cunha e Alex Salvador, que é quando um vereador requer um tempo maior para avaliar o projeto antes de votá-lo; após esse atraso, o projeto recebeu a aprovação da Câmara em uma reunião extraordinária realizada dia 18 de abril. “Espero que os vereadores olhem mais um pouco para o Marzagão, não só agir em época de política; essa é uma ótima oportunidade deles mostrarem que vão cumprir suas promessas”, afirma Magnólia Geraldo. “Essa é uma obra que será inaugurada depois das eleições – em março de 2013, então, os verdadeiros beneficiados são a população de Itabirito. Agora é o momento de agir rápido para garantir que esse recurso seja usado no município”, explica Dóris Lins.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook