Mais um passo na construção do Plano Municipal de Cultura de Itabirito

Itabirito,
03 de Junho de 2016

Conselho aprova 28 metas que constarão do Plano e projeto de Lei que o formaliza será encaminhado em junho

Itabirito segue avançando na construção do seu Plano Municipal de Cultura. Em Assembleia Geral realizada na Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Cultura discutiu e aprovou as 28 metas que farão parte do Plano. O documento agora vai passar por adequações na Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo para assimilar sugestões feitas pelos conselheiros e depois segue para apreciação do setor jurídico da Prefeitura. O documento deve ser encaminhado em forma de projeto de Lei para a Câmara dos Vereadores e, após aprovação, passa a valer.

Durante a assembleia, conselheiros e outros presentes discutiram cada uma das metas e tiveram a oportunidade de fazer sugestões. O Plano já vinha sendo discutido em fóruns técnicos ao longo do mês de maio, inclusive nos distritos de Itabirito. “Esse Plano é fruto de uma construção coletiva, na qual todos puderam dar sugestões e ideias. Foi um debate muito rico e, quando aprovado, vai gerar ganhos para a população de Itabirito”, afirma Ubiraney Silva, secretário municipal e presidente do Conselho.

As metas propostas no Plano seguem as diretrizes dos oito eixos: Organização/Gestão; Criação, Invenção e Inovação; Divulgação, Transmissão e Difusão; Troca, Intercâmbio e Cooperação; Preservação e Conservação; Análise, Crítica, Estudo Investigação, Pesquisa e Reflexão; Formação; Consumo. “Esse documento é fundamental para que as políticas públicas na área cultural sejam desenvolvidas independente de transições políticas, portanto dá segurança e organização ao setor. Da forma como está construído, o Plano responde a muitos anseios das pessoas ligadas à Cultura”, completa o vice-presidente do Conselho, Eric Lana.

Essencial para a gestão

O Plano Municipal de Cultura é um dos elementos que compõem o Sistema Municipal de Cultura cujo órgão gestor é a Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo. A construção do Plano é da Secretaria em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, e, é claro, com a participação da sociedade civil. O trabalho também conta com a assessoria técnica da Universidade Federal de Viçosa, que dá subsídios necessários para a elaboração do documento, como a caracterização e diagnóstico cultural do município. Além do diagnostico, também foram considerados para a elaboração do Plano Municipal as deliberações das conferências municipais de cultura de 2005, 2009 e 2013, as metas do Plano Nacional de Cultura, as metas do Plano Estadual de Cultura e também as metas dos Planos Municipais de Educação, Assistência Social e Turismo.

O Plano Municipal de Cultura é o planejamento das políticas públicas para o desenvolvimento cultural do município para um período de 10 anos com monitoramento e revisões periódicas. Alinhado com os Planos Estadual e Federal destacamos algumas metas: Modernização dos equipamentos culturais do município; Ampliar a capacitação gerencial e artística dos gestores, produtores e artistas, priorizando o de perfil para multiplicadores.

Mais um passo na construção do Plano Municipal de Cultura de ItabiritoMais um passo na construção do Plano Municipal de Cultura de Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook