Manifestantes reivindicam melhorias no transporte público em Ouro Preto

Ouro Preto,
26 de Março de 2015

Como resultado, uma audiência pública foi agendada para o dia 8 de abril

Insatisfeitos com a qualidade do transporte público na cidade e o aumento da tarifa desde janeiro deste ano, estudantes e moradores estiveram na Câmara Municipal para questionar, durante a reunião ordinária da terça-feira (10) o transporte público e o plano de mobilidade urbana.

Representando o “Movimento Juntos’, o estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Túlio Colombo, explanou o descontentamento da população e também cobrou o apoio dos vereadores. “Estamos em busca de transparência. Queremos fazer cumprir a lei. É dever da prefeitura explicar porque o aumento abusivo das tarifas. Poderíamos estar aqui lutando por tarifa zero, mas só queremos o cumprimento da lei”, desabafou o estudante.

Ao final da sua participação o estudante propôs a realização de uma audiência pública, para que toda população possa participar e levar suas indagações ao plenário. A sugestão foi colocada em votação e aprovada por todos, sendo agendada para o dia 8 de abril, às 18h na Câmara de Vereadores.

“Tarifa zero”

O intuito da ‘Tarifa zero” é que os custos das passagens sejam inteiramente subsidiados por governos e prefeituras, sem que o cidadão precise pagar nada para usar o ônibus, metrô ou outros veículos incluídos na rede. Em São Paulo foi cogitada a possibilidade da prefeitura custear o transporte público com parte do dinheiro coletado no IPTU. Dessa forma, o custo do transporte coletivo para os cidadãos seriam proporcionais a seus ganhos salariais. Por apresentar um aumento no IPTU, o projeto sofreu resistência e não foi aplicado.

No Brasil já existem algumas cidades do interior que adotaram a Tarifa Zero. Porto Real, no Rio de Janeiro, e Agudos, no interior de São Paulo, próxima a Bauru, por exemplo, desde 2011 extinguiram a tarifa, o que resultou no aumento de mais de 60% na escolha pelo transporte público.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook