Márcio Eustáquio de Souza

Mariana,
12 de Agosto de 2016

Ele se apresenta como “retratista”, mas seus muitos anos dedicados à fotografia não mentem: Marcio Eustáquio de Souza é um grande fotógrafo. Mineiro, nascido em Mariana, mas com o coração dividido entre a cidade e a vizinha Ouro Preto, é marcado pela generosidade. Grande parte dos fotógrafos da região aprendeu com ele, seja em conversas sobre câmeras e técnicas, seja dividindo espaço no laboratório.

Quase todo profissional das duas cidades trabalhou, em algum momento da vida, com Marcinho, como é carinhosamente chamado o homenageado do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana – Edição 2016. Em seu acervo, Marcio Eustáquio tem mais de 400 câmeras, entre as de fole, as digitais e as convencionais, popularizadas por George Eastman, presidente da Kodak. Além disso, tem mais de cinco mil imagens e a coleção de outros fotógrafos, que registraram as paisagens de Mariana e Ouro Preto.

“Fotografia é extensão dos olhos da gente. Nasci pra ficar atrás da câmera”, afirma. Um dos organizadores do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana, o marianense Gustavo Nolasco destaca que o homenageado representa, como ninguém, a união, a alegria e o amor das duas cidades. O homenageado não esconde a alegria: “O convite que foi feito me fez muito feliz, porque eu realmente sou das duas cidades, assim como Fotógrafos, que este ano começa a ser de Ouro Preto e de Mariana”, acentua Marcio Eustáquio.

A homenagem a Marcio Eustáquio de Souza aconteceu dia 6 de agosto na Igreja da Arquiconfraria, em Mariana. Em seguida houve o Papo com Foto, com o tema “Paisagens Urbanas” e a participação de Ricardo de Lima (Fotografia de Rua/SP) e Kleverson Lima, com mediação de Ana Cristina Maia.

Márcio Eustáquio de Souza - Foto de Lucas Godoy
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook