Mariana celebra os 251 anos do mestre Athayde

Mariana,
11 de Novembro de 2013

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove de 12 a 17 de novembro, a Semana de Athayde. Uma série de atrações culturais foi preparada para homenagear o ilustre Manoel da Costa Athayde, filho desta terra, que nasceu no dia 18 de outubro de 1762.

Em 2013 são comemorados os 251 anos de nascimento de um dos maiores gênios da pintura. Expoente do barroco brasileiro, Manuel da Costa Ataíde (1762 -1830) foi pintor, entalhador, dourador, arquiteto, músico e professor de arte e ficou conhecido como “Mestre Athayde”. Sua marca está nas pinturas e afrescos nos tetos de igrejas mineiras.

Exibem anjos e santos decorando as igrejas de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Sabará e pequenas capelas da região mineira. Com pinturas aliadas às esculturas e arquitetura de Aleijadinho, denota-se o que há de melhor e mais bonito do estilo barroco. Ele usava cores vivas e tinha uma preferência pelo azul.

As pinturas de maior destaque são na igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1799 e 1807) em Ouro Preto; o painel “A Última Ceia”, no colégio do Caraça (1828) em Santa Bárbara e o forro da capela-mor da igreja de Nossa Senhora do Rosário (1823) em Mariana. De 1781 a 1818, ele encarna e doura as obras de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

O pintor mineiro faleceu em Mariana, no dia 2 de fevereiro de 1830, sendo seu corpo sepultado na Igreja de São Francisco de Assis.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook