Mariana comemora 321 anos com anúncio de novos investimentos em obras de infraestrutura

Mariana,
22 de Julho de 2017

A Primaz de Minas celebrou, no domingo (16), 321 anos de história. A cidade foi palco da solenidade do Dia do Estado de Minas Gerais, evento que transfere simbolicamente a capital do estado para Mariana. Na ocasião, foi assinado pelo governador Fernando Pimentel o protocolo de intenções que liberam R$ 9,5 milhões para a realização de obras de drenagem urbana, abastecimento, captação, tratamento e distribuição de água em Mariana e a instalação de um posto avançado pelo Corpo de Bombeiros Militar para beneficiar a população na prestação de serviços de defesa civil.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, destacou a sólida parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura para resolução de problemas que atingem o município. “São R$ 9,5 milhões, ainda neste ano, que investiremos de forma responsável e com total prioridade para amenizar o nosso problema de captação de água. Temos muito que fazer para a primeira capital do Estado e vamos fazer em conjunto com os anseios de nossa população”, ressaltou.

Políticos, autoridades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento mineiro participaram da cerimônia, que homenageou 51 cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento mineiro, entre políticos, desembargadores, estudantes, gestores públicos, professores, advogados e policiais militares. O evento também contou com participação da população marianense, que compareceu em bom número.

Um dos homenageados na solenidade foi o presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, que frisou a importância da comenda e do aniversário da primeira capital de Minas Gerais. Para o desembargador Jayme Camargo, receber a homenagem é assumir um compromisso com o município mineiro. “É uma alegria. Um momento histórico, de um governo que dialoga com todas as classes. É uma honra muito grande para nós”, destacou.

Homenagem ao idealizador - Durante a cerimônia também foi homenageado o professor e ex-prefeito de Mariana, Roque José de Oliveira Camêllo, falecido em março deste ano e idealizador da criação do Dia do Estado de Minas Gerais foi lançada por ele. Para marcar a data, foi lançado o máximo postal. “Essa solenidade do Dia de Minas, como evento cívico, acontece desde 1979. Esse ano, sem a presença do seu idealizador: o professor e ex-prefeito, Roque Camêllo. Foi através da palavra do professor que o Estado de Minas reconheceu aqui a sua origem histórica, inserindo na Constituição Mineira o dia 16 de julho como a data referência do Dia de Minas. Sentimos em nosso meio a falta do professor Roque Camêllo, por quem Mariana tem eterna gratidão”, disse o prefeito Duarte.

Mariana comemora 321 anos com anúncio de novos investimentos em obras de infraestrutura - Foto de Samuel ConsentinoMariana comemora 321 anos com anúncio de novos investimentos em obras de infraestrutura - Foto de Samuel ConsentinoMariana comemora 321 anos com anúncio de novos investimentos em obras de infraestrutura - Foto de Samuel ConsentinoMariana comemora 321 anos com anúncio de novos investimentos em obras de infraestrutura - Foto de Samuel Consentino
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook