Mariana contra as drogas

Mariana,
13 de Maio de 2014

Com um programa inovador e intersetorial, o município de Mariana dá exemplo no enfrentamento à questão das drogas e poderá compartilhar a sua experiência aos demais municípios mineiros

Na quarta-feira, 07 de maio, às 18h30, durante o 31º Congresso Mineiro de Municípios, o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, recebeu o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, conferindo ao “Rede Pela Vida” a distinção de êxito e inovação no eixo de enfrentamento à questão das drogas.

A certificação foi feita pela União Brasileira de Qualidade na Administração Pública – UBQ, que também avaliou o programa Renda Mínima de Inclusão Produtiva da Mulher.

Criado há um ano pelo prefeito Celso Cota, o “Rede pela Vida” é um programa municipal de enfrentamento às drogas, intersetorial, que se fundamenta em cinco pilares: prevenção; tratamento; apoio familiar e reinserção social e monitoramento do recuperando.

Para o coordenador do Comitê Gestor do Rede pela Vida, Israel Quirino, o êxito da proposta é a conjugação de esforços de todos os setores da administração para esse que é um dos maiores desafios da política pública.

“De início” – explica – “não compete à administração local a repressão ao comércio das drogas. Tais ações são de âmbito federal e estadual. A legislação determina que ao município cabem as ações profiláticas e terapêuticas. Basicamente prevenção e tratamento. Mas Mariana vai mais longe, propõe reunir outras ações e isso é o diferencial do programa.”, completa Quirino.

Para definir a política pública de enfrentamento as drogas o prefeito implantou um comitê gestor, integrado por profissionais de diversos setores da administração municipal (saúde, educação, jurídico, ação social, entre outros). Esse comitê é quem define a forma de abordagem do problema das drogas e as ações de enfrentamento.

“Nessa ação, precisamos do apoio de todo mundo. Temos uma proposta de trabalho e estamos aqui para dar as mãos e construir uma grande rede pela vida. Por dedução lógica, e bastante otimista, se eliminarmos o consumo elimina-se o fornecedor em decorrência. A arma aqui é a informação, o acompanhamento, o apoio. Mão amiga. Assumimos esse programa como estruturador, que terá todo apoio do governo. Estamos falando com isso em salvar vidas e recuperar famílias”, disse o prefeito.

A sede do programa Rede pela Vida funciona na Rua Dom Viçoso, 284, Centro, em Mariana (MG). O telefone de contato é (31) 3557-4447.

Renda Mínima – O programa Renda Mínima de Inclusão Produtiva da Mulher é outra ação do município de Mariana, que também teve destaque no Congresso Mineiro de Municípios. Além de receber um troféu, o município premiado tem sua “Prática de Gestão” divulgada nos veículos de comunicação da UBQ e da AMM, e ainda ganha visibilidade em todo o estado de Minas Gerais. Os projetos vencedores com a evidência que tomam, passam a servir de inspiração e referência para outros municípios.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook