Mariana debate políticas públicas na Conferência para Mulheres

Mariana,
30 de Setembro de 2015

Violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, mercado de trabalho e afazeres domésticos nortearam a Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres, que aconteceu na terça-feira (15), em Ponte Nova. A Prefeitura de Mariana foi representada no debate, realizado na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI), e teve a participação de 27 municípios da região. No evento foram aprovadas 30 propostas que serão encaminhadas a plenária estadual.

Discutir as necessidades e a desvalorização da mulher para criar políticas públicas de segurança, junto a quem enfrenta os problemas no cotidiano é importante, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Regiane Oliveira, “Temos que defender essa bandeira e tirar a mulher dessa posição de exercer apenas trabalhos domésticos, como cuidar dos filhos, da casa e do marido. É importante disseminar isso na sociedade e no município para que a mulher tome o seu lugar. E reforçar os sistemas de educacionais para que ela possa procurar seus direitos sem medo e com apoio”, disse.

Daiane Cristina, moradora da Vila Santa Efigênia, uma das representantes do município no debate ressaltou a importância em compartilhar informações. “Na comunidade que eu moro as mulheres vivenciam esse tipo de violência, mas não sabem identificar e não sabem dos direitos que a Lei Maria da Penha oferece, não apenas em violência física, mas moral e etc., então é importante participar, porque quanto mais visibilidade, mais elas irão saber que estão protegidas e tem onde recorrer”.

A próxima etapa é encaminhar as propostas para debate, em outubro, na plenária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, e sequencialmente, o projeto será finalizado na Etapa Nacional, em março de 2016, para que sejam instaurados novos programas em apoio à mulher no país.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook