Mariana doa mais de 50 mil litros de água para Belo Oriente

Mariana,
04 de Fevereiro de 2016

A solidariedade segue sendo distribuída pela Prefeitura de Mariana. Na segunda-feira (18), quatro toneladas de roupas, calçados e kits de higiene foram transferidos para Sabará, que sofre com as fortes chuvas em 2016. Agora, a água potável que não foi aproveita na primeira cidade de Minas vai matar a sede da população de Belo Oriente, distante 270 quilômetros de Mariana.

Uma das cidades que também sofreu com o desastre do rompimento da barragem de Fundão, já que capta água no Rio Doce, Belo Oriente pediu ajuda e foi atendida. Foram 54 mil litros de água encaminhados para a cidade. O responsável pelo Conselho Municipal de Segurança Pública do distrito de Perpétuo Socorro, Ângelo Moreira, solicitou ajuda à Prefeitura de Mariana. “Nós ainda estamos sem utilizar a ETA, e essa doação vai ajudar a matar a sede de cinco mil pessoas, principalmente em Cachoeira Escura”, explica Ângelo.

A demanda por água, em Mariana, se concentrou nos primeiros dias após o rompimento da barragem, em 5 de novembro. Com a transferência das vítimas para hotéis e, mais recentemente, para casas alugadas, a necessidade de água foi reduzida. “Nós sofremos muito com a perda de vidas, que é o pior. Tivemos também perda de casas, de bens móveis. Com as famílias nas casas, a demanda por água reduziu muito, então nada mais justo do que ajudar outras cidades que também sofreram com a tragédia”, declara o prefeito Duarte Júnior “Du”. As residências da cidade de Mariana e dos distritos não pagam pelo consumo de água. Há cerca de três semanas a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) oficiou à Prefeitura de Mariana solicitando transferência das doações de água. Cerca de 15 mil litros de água potável foram encaminhados para CEDEC.

Mais doação – Outra cidade que recebeu doações de Mariana é Ferros. Situada a 170 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade sofre com as fortes chuvas e a consequente cheia do Rio Santo Antônio. O prefeito Carlos Lage decretou situação de emergência na cidade em 20 de janeiro e solicitou, via ofício, ajuda humanitária. O prefeito Duarte Júnior “Du” recebeu o ofício e de imediato autorizou a transferência de 40 colchões de solteiro, 132 sacolas de roupas, 6 caixas de roupas, 15 sacolas de sapatos, 110 kits de roupas de cama (edredom e lençol), 342 cobertores, 298 sacolas de papel higiênico, 02 pacotes de fraldas, 34 galões de água (20 litros cada), 243 garrafas de água (1,5 litro cada). Segundo o prefeito Duarte Junior, o que foi encaminhado são donativos que não foram aproveitados em Mariana. “Recebemos mais de 400 toneladas de doações, e muitos itens em bom estado não foram aproveitados. Nada mais justo do que encaminhar estes itens a quem mais precisa”, finaliza o prefeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook