Mariana ganha Procuradoria Especial da Mulher

Mariana,
02 de Abril de 2015

Na segunda-feira, dia 16 de março, a Câmara de Mariana se vestiu de flâmulas na cor rosa em homenagem a um marco para as lutas femininas no Município. O presidente do Legislativo, Tenente Freitas, instalou a Procuradoria Especial da Mulher de Mariana.

Para Freitas, a procuradoria será um canal direto para fortalecer as conquistas femininas na região. “Nós compreendemos a necessidade da procuradoria na cidade para defender as mulheres de todo tipo de agressão e auxiliá-las nas conquistas de seus direitos. À exemplo desta Casa, onde temos somente uma mulher vereadora, a igualdade de gêneros ainda não é como deveria ser”, afirma o presidente da Câmara. Em mais de 300 anos de história, quatro mulheres ocuparam uma cadeira no Legislativo Municipal. A iniciativa de criação da procuradoria foi apresentada pela Mesa Diretora em acordo com a iniciativa da militante nas batalhas femininas, Maria Ângela Ferreira.

Tenente Freitas nomeou a vereadora Daniely Alves como primeira procuradora especial da mulher na Câmara de Mariana para o biênio 2015-2016 e os vereadores Cristiano Vilas Boas e Juliano Duarte como procuradores-adjuntos. Daniely ressalta que “a Câmara de Mariana escreve mais um capítulo na história da primeira capital de Minas”. De acordo com a primeira procuradora, o órgão criado tem também a tarefa de “incentivar uma maior participação das mulheres no cenário político, fortalecendo a nossa democracia”.

A sessão de instalação da Procuradoria Especial da Mulher contou com a presença dos familiares da única ex-presidente da Câmara de Mariana, Odete Alves do Espírito Santo, que dá nome à procuradoria. São eles: Cristiano Maciel Pena, seu afilhado; e as sobrinhas Elizabeth Alves Maciel e Karina Maciel. "Para os familiares, é um motivo de muito orgulho ter o nome de dona Odete à frente de uma procuradoria voltada à mulher, uma vez que ela sempre foi uma mulher que esteve à frente do seu tempo", ressalta o afilhado Cristiano. Odete, também conhecida como Lalá, foi presidente do Legislativo marianense nos anos de 1971 e 1972 e faleceu em 2014.

A procuradoria irá receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher. Trata-se um um órgão independente da Procuradoria do Legislativo. O atendimento será todas as terças-feiras, entre às 14h e 15h30, na sede da Câmara (Praça Minas Gerais, 89 – Centro).

Mariana ganha Procuradoria Especial da MulherMariana ganha Procuradoria Especial da Mulher
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook