Mariana investe em hidrômetros para evitar desperdício de água

Mariana,
20 de Maio de 2015

Instalação dos equipamentos em prédios comerciais começa em junho

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) está investindo cerca de R$ 2,3 milhões na aquisição e instalação de hidrômetros em Mariana. A medida visa evitar o desperdício de água, diminuir as perdas no sistema de abastecimento e, consequentemente, aumentar a oferta de água para a população. Os primeiros locais a receberem os equipamentos serão os prédios comerciais.

Dirigentes do SAAE e das empresas Sena e Souza Prestadora de Serviços Ltda. e Despro Projetos e Consultoria estiveram reunidos na quinta-feira (30) para estabelecer critérios e procedimentos visando o início das obras de instalação dos hidrômetros em prédios comerciais e industriais da cidade.

Na oportunidade, ficou definido que a mobilização da empresa executora começa no próximo dia 15 de maio, e a execução da obra terá início em 1º de junho. Serão instalados ao todo cerca de quatro mil hidrômetros, num prazo previsto de 11 meses.

Esta é a segunda etapa de implantação de hidrômetros, na cidade. Na primeira, o equipamento foi instalado nos prédios públicos. Desta vez, serão hidrometrados todos os estabelecimentos comerciais e industriais, que são os grandes consumidores de água e precisam deste instrumento para regular o consumo e combater o desperdício.

De acordo com o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, a reunião tem o objetivo de nortear o início dos trabalhos e o bom andamento da obra, preparando a logística e determinando critérios para as intervenções, buscando ainda minimizar ou até eliminar os transtornos, que são comuns nessas intervenções.

“Depois de iniciada a obra, haverá outras reuniões quinzenais, para avaliar e manter o curso dos trabalhos. Faremos contato com os comerciantes e moradores, esclarecendo todas as ações da hidrometração, informando sobre a rotina de acessibilidade de pedestres e mudanças no trânsito de veículos”, disse o diretor, acrescentando que não haverá custo do equipamento nem de sua instalação para os comerciantes.

A empresa Sena e Souza Ltda. é a responsável pela execução da obra, e a Despro fará a fiscalização dos serviços. O investimento total na obra é de cerca de R$ 2.380.000,00.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook