Mariana reafirma compromisso com entidades que cuidam de pessoas com deficiência

Mariana,
16 de Dezembro de 2014

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na quarta-feira (03), o município de Mariana reafirma o seu compromisso de apoio às entidades que cuidam das pessoas com necessidades especiais, para que elas tenham vida saudável e maior integração com os outros.

Em julho deste ano, por exemplo, o município repassou a diversas entidades filantrópicas de Mariana mais de R$ 280 mil em subvenções sociais. Ao todo mais de dez entidades receberam recursos, dentre elas a Casa Lar Estrela e as Obras Sociais Monsenhor Horta, mantenedora da Comunidade da Figueira.

Com o apoio da prefeitura, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem cumprido a sua missão de integrar os deficientes nas atividades cotidianas, além de realizar projetos em diferentes áreas. A entidade funciona há 19 anos, e conta com cerca de 200 alunos de seis meses a 83 anos.

Atividade – No sábado (06), a Associação Marianense de Acessibilidade (AMAC) promoveu ato na região central da cidade com objetivo de conscientizar a importância da acessibilidade para os deficientes. A manifestação percorreu o Terminal Turístico, passando pelo Centro de Convenções e Prefeitura de Mariana. A AMAC foi criada em 2013, com a ajuda de moradores, alunos, professores e deficientes.

Para garantir maior acessibilidade, segurança e conforto aos cidadãos, a Prefeitura de Mariana tem feito reformas e readequações de acessibilidade das calçadas do perímetro urbano, onde é possível tal intervenção. O objetivo é possibilitar que os cidadãos possam ir e vir com segurança.

Ações – As cidades históricas padecem de estruturas adequadas, pois não foram planejadas com esse tipo de preocupação. Assim são frequentes as escadarias, degraus e portas estreitas que dificultam a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

No perímetro onde não há restrição de intervenção, foram reestruturados, aproximadamente, 10 mil metros de passeios em todos os bairros. A ação tem por objetivo reconstituir trechos danificados além de criar mais áreas de circulação e mobilidade urbana.

Outra ação da atual gestão é a determinação em lei que todas as obras no município ofereçam acessibilidade. Algumas áreas já estão readaptadas, como a Avenida Nossa Senhora do Carmo, que foi requalificada. Dentro desse trabalho contemplou reestruturações de canteiros, melhorias na sinalização viária e serviços de arborização, pisos táteis (pisos direcionais e de alerta elevados voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência visual) serão implantados nas calçadas. Outras ações ligadas à melhoria do trânsito de pedestres na avenida foram a construção de faixas elevadas e a correção na declividade das entradas de garagem.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook