Mariana se despede do professor Roque Camêllo

Mariana,
24 de Março de 2017

Acadêmico, ex-prefeito e fomentador da cultura, Roque era personalidade envolvida na história de Mariana e região

Faleceu no sábado, 18/03, o professor Roque de Oliveira Camêllo, aos 74 anos. Fundador da Casa de Cultura Marianense, com carreira política proeminente por décadas, Roque Camêllo foi homenageado por cidadãos e figuras públicas em seu sepultamento, no dia 19.

Como pesquisador, Roque propôs, em 1977, a criação do Dia do Estado de Minas Gerais, comemorado em todo o território mineiro em 16 de julho. Ele também era diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Tornou-se uma das maiores referências da história de Mariana e suas influências para a formação do estado e do país. É autor de diversos livros, o último lançado em abril do ano passado cujo tema: “Mariana: Assim nasceram as Minas Gerais” surge como um tributo aos primórdios da formação da sociedade mineira.

As cidades de Ouro Preto e Mariana decretaram luto oficial, e a despedida sob aplausos da população e ao som do Hino de Mariana, se deu no domingo (19) no Cemitério do Santana com as presenças dos prefeitos Duarte Jr. de Mariana, e Júlio Pimenta, de Ouro Preto, além do Secretário de Estado da Cultura e colega de profissão, Angelo Oswaldo. Sobrevive-lhe a esposa Merania Oliveira.

Mariana se despede do professor Roque Camêllo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook