Mariana torna-se capital de Estado

Mariana,
15 de Julho de 2013

Grande festa marca aniversário de 317 anos e o “Dia de Minas”

O governador Antônio Anastasia estará em Mariana no próximo dia 16 de julho para a grande festa em comemoração aos 317 anos de Mariana, “Dia de Minas”. A cerimônia cívica é realizada na Praça Minas Gerais, no centro histórico. As solenidades começam às 9 horas, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a missa em ação de graças em honra à padroeira de Mariana. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Logo após, haverá a Sineirata, quando os sinos das igrejas de Mariana badalarão por 10 minutos.

Em seguida, às 11 horas, o prefeito Celso Cota, ao lado do governador, preside a cerimônia oficial de entrega da medalha do “Dia do Estado de Minas Gerais” para personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, do estado e do Brasil. Na cerimônia, o governador passará em revista a tropa da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais, e cumprindo a tradição do dia 16 de julho, assinará ato de transferência simbólica da capital do estado para Mariana.

Homenageados – entre os homenageados de Mariana, estão o artista plástico Adão de Lourdes Cassiano, o comerciante Alypio Faria, a moradora Ana Ribeiro Souza, o servidor da prefeitura Marcos Eduardo Rosa, o gerente do Centro de Cultura do Sesi Nilson Rós Chagas, o empresário Orlando Müller Filho, o estudante Patrick Matheus Rodrigues e o advogando Raimundo Cândido Júnior.

História da Medalha

A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto, que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook