Mariana vai ganhar até 300 vagas com estacionamento rotativo

Mariana,
22 de Dezembro de 2013

A partir de agora vai ficar mais fácil estacionar em Mariana. E para garantir essa nova realidade foi lançado, oficialmente, na segunda-feira (16) o Estacionamento Rotativo, que começa a ser implantado no município, criando até 300 vagas. O objetivo é justamente que as vagas, especialmente na região central da cidade, sejam ocupadas pelo maior número possível de motoristas durante o dia. Até o dia 2 de janeiro, o rotativo funcionará em caráter experimental e educativo, com foco nas informações aos motoristas sobre o novo processo e a sensibilização para a importância de cada cidadão na construção de um trânsito mais justo e seguro em Mariana.

O “parquímetro”, equipamento responsável por monitorar a utilização das vagas do sistema de trânsito, foi apresentado no evento realizado no Centro de Convenções, assim como a equipe de monitores de orientação e fiscalização do serviço, composta por jovens contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Presidido pelo vice-prefeito Duarte Junior “Du”, o evento contou com as presenças do secretário de Defesa Social José Luiz Furst, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ivânia Perdigão, o representante da empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema rotativo, Fernando Borges, vereadores, a equipe de governo, além da comunidade marianense.

O funcionamento do rotativo foi detalhado à população, que pode tirar as dúvidas através de perguntas. Diversos parquímetros serão instalados na cidade e cada um compreenderá um intervalo de dez vagas. Os motoristas que estacionarem nesses locais devem se dirigir até o aparelho e registrar o momento da parada, sendo que no centro da cidade, o período máximo de estacionamento é de duas horas.

O vice-prefeito Du acrescentou que o sistema só dará certo com a colaboração de todos. “Todos sabemos a situação atual do nosso trânsito e queremos resolvê-la da melhor maneira possível. Tenho certeza que com o rotativo, através deste sistema totalmente atual e informatizado, e a colaboração de cada marianense, seremos uma cidade referência na organização do trânsito, que poderá fluir com mais rapidez e segurança”.

Após o evento, foi realizada uma demonstração do funcionamento do parquímetro e todos os interessados puderam aprender como utilizar o equipamento. Os agentes de monitoria já começaram a trabalhar pela cidade e estão aptos para orientar os motoristas nesse período de adaptação.

Entenda – Cada hora em uma vaga custará R$ 1,50. O motorista poderá colocar moedas no parquímetro até completar o tempo desejado. A outra opção é adquirir o “bottom”, uma espécie de chaveiro recarregável, que pode ser adquirido de maneira opcional, por R$ 10,00 e ser recarregado com qualquer valor. A vantagem neste caso, é que o motorista paga exatamente o tempo que ficar na vaga, garantindo o preço justo.

Mariana vai ganhar até 300 vagas com estacionamento rotativo - Foto de Allãn PassosMariana vai ganhar até 300 vagas com estacionamento rotativo - Foto de Allãn PassosMariana vai ganhar até 300 vagas com estacionamento rotativo - Foto de Allãn Passos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook