Marianenses lançam campanha “Somos Todos Samarco”

Mariana,
17 de Dezembro de 2015

Moradores de Mariana foram às ruas apoiar a permanência da Samarco na região após a tragédia de Bento Rodrigues. Com novo ato marcado para o sábado (21/11) o grupo pretende defender as vantagens que a empresa traz ao município e conscientizar a população das consequências de perder a mineradora.

Faixas, cartazes e camisetas “Somos todos Samarco” estamparam a passeata, realizada na terça-feira (17) favorável a permanência da empresa em Mariana, principal município atingido pela tragédia de Bento Rodrigues. Os participantes, entre eles moradores e funcionários, alertaram a população para os problemas que surgirão caso se encerre atividades mineradoras na região.

Com o slogan “Justiça sim, desemprego não” o grupo ressalta a ideia que, embora a Samarco seja responsável pelo ocorrido e deva arcar com os gastos e sofrer punições, a saída da mineradora só trará maiores problemas à população, uma vez que 89% do PIB Municipal provêm do minério. Dessa maneira, além de acabar com os empregos, diminuiria o rendimento do município e prejudicaria os comerciantes em geral.

O Ministério Público bloqueou a Licença de Operação (LO) da Samarco, isto é, no momento a empresa está proibida de exercer qualquer atividade nas Minas que não seja necessária para ajudar os atingidos ou prevenir novos rompimentos. Há possibilidades de que mineradora fique sem funcionar até 2019.

Os funcionários estão afastados em licença remunerada até janeiro. A partir de então a empresa deve propor férias coletivas por tempo indeterminado e então as primeiras demissões podem acontecer. Outro ato acontecerá no sábado (21) às 8h, com concentração no bairro Barro Preto, em Mariana.

Nas redes sociais, as páginas “Somos Todos Samarco” e “Fica Samarco” totalizam mais de oito mil apoiadores. Lá é possível encontrar maiores informações sobre as manifestações e sobre os apoiadores.

Marianenses lançam campanha “Somos Todos Samarco”Marianenses lançam campanha “Somos Todos Samarco”
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook