Mesmo com esforço de autoridades “Trem da Vale” é encerrado

Mariana,
27 de Maio de 2015

O programa de educação patrimonial, conhecido como “Trem da Vale”, encerrou suas atividades no dia 1º de maio. Embora as autoridades municipais tenham tentado, e até garantido que não permitiriam a finalização, a área antes ocupada com brinquedos e biblioteca, que oferecia entretenimento cultural para crianças, restou fechada. O motivo para o encerramento do projeto, segundo a empresa Vale, é a crise financeira no setor de mineração.

O prefeito de Mariana, Celso Cota, assegurara à população que não permitiria a Vale retirar recursos destinados ao projeto. A declaração foi realizada durante audiência pública cultural. “Não permitirei que uma iniciativa como essa acabe. Não podemos perder a área cultural, o parquinho das nossas crianças, a biblioteca e o grande acervo de livros infantis que ali se encontram. É injusto que após tantos anos trabalhando na nossa cidade, que na primeira crise enfrentada, o projeto seja desfeito para corte de gastos”, ressaltou Celso, que na reunião comentou sobre a possibilidade de utilizar a lei de incentivo para que o programa continue, embora a iniciativa, aparentemente, não tenha sido eficaz.

Alguns pais e familiares, não informados sobre o encerramento, ainda deslocam-se das suas casas até a antiga área cultural. Os frequentadores, uma vez cientificados do encerramento, lamentam a situação. O transporte de passageiros na tradicional Maria Fumaça, outro projeto da Vale, continuará acontecendo de quinta a domingo, entre as cidades de Ouro Preto e Mariana.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook