“Minha Casa, Minha Vida” começa em Mariana

Mariana,
16 de Agosto de 2012

Discussões abertas, perguntas, respostas e esclarecimento. Na sexta-feira, 03, o prefeito Roberto Rodrigues foi ao Alto do Rosário conversar e apresentar publicamente as novas diretrizes para o desenvolvimento urbano e habitacional de Mariana.

A cidade, que foi pioneira na história da construção do nosso estado, é também pioneira na recepção e aplicação do programa de habitação do Governo Federal, o “Minha Casa, Minha Vida”. Pela primeira vez em Minas, o Programa vai atender famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. Os interessados farão um cadastro e por meio dele 420 habitações serão entregues inicialmente.

A região do Alto do Rosário enfrenta problemas graves por conta das ocupações irregulares ao longo dos anos. O prefeito falou à população sobre os aspectos legais de investimentos no local. Em terrenos ocupados e sem regulamentação, não se pode aplicar dinheiro público, ou seja, a Prefeitura fica impedida de agir diretamente, mesmo sobre os problemas mais básicos.

O Programa “Minha Casa Minha Vida” foi apresentado como uma alternativa para muitas famílias que vivem no local sem estrutura adequada de saneamento básico, pavimentação e rede elétrica. Aqueles que se inscreverem ganham uma nova opção e podem sair de suas casas no terreno sem registro. Assim, passam a morar nos apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal. Nesse programa do governo federal, com uma mensalidade de R$50,00 por mês, as famílias terão casa própria em um prazo de cinco anos.

A implantação do projeto se configura como estratégia indispensável para o planejamento urbano de Mariana, já que a cidade vive um inchaço e sofre com a expansão desordenada. A previsão para as primeiras entregas é já em setembro deste ano.

“Minha Casa, Minha Vida” começa em Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook