Missa de Cinzas abre quaresma para os católicos

Mariana,
18 de Fevereiro de 2015

Após a agitação de Carnaval, começa o período das penitências, com celebração de missas nas igrejas católicas de todo o país. Em Mariana, a cerimônia principal da Quarta-feira de Cinzas acontece às 19 horas, na Praça da Sé. A cerimônia é cheia de simbolismo: a cabeça dos fiéis é marcada com cinzas e lembra aos católicos a sua origem. A distribuição das cinzas significa que “somos pó e ao pó voltaremos”. A tradição da missa de Cinzas introduz ao período de Quaresma, um tempo de “rasgar” os corações, no sentido da abertura.

Em Mariana, a celebração é presidida pelo arcebispo dom Geral Lyrio Rocha e marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2015, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” cujo lema é “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).

Pela tradição da Igreja Católica, a quarta-feira de Cinzas é o marco da preparação para a Páscoa. São 40 dias em que as pessoas devem se sacrificar de alguma maneira para demonstrarem sua fé. O sacrifício mais comum hoje, e durante toda a quarentena é a abstinência da carne na alimentação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook