Missa em Cachoeira do Campo segue rito antigo, e marca o 239º aniversário da Polícia Militar

Ouro Preto,
18 de Junho de 2014

No dia 9 de junho, segunda-feira, a Polícia Militar de Minas Gerais comemorou o 239º aniversário de fundação do Regimento Regular de Cavalaria, unidade que deu origem à atual Polícia Militar. Para abrigar aquela primeira unidade militar, o governador Dom Antônio de Noronha ordenou a edificação, em Cachoeira do Campo, do grande quartel, primeiro do gênero em toda a capitania das Minas Gerais. Totalmente construído em pedra, no alto de colina vizinha ao Palácio da Cachoeira, residência governamental, era verdadeira fortaleza, de acordo com os padrões da época. No mesmo Regimento, viria servir, mais tarde, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, líder da Conjuração Mineira, movimento que, à vista do escorchante do “quinto do ouro”, pretendeu libertar o Brasil do jugo português.

Mais tarde, o Brasil já independente, o quartel ficou abandonado, até que ali foi instalada uma coudelaria e, posteriormente uma colônia agrícola, deixando-a o governo imperial sob a administração do governo da Província de Minas. Pouco depois, foi proclamada a República. Em 1893, o governador Afonso Pena doou o imóvel à congregação salesiana para, ali se instalar estabelecimento de ensino, que funcionou por mais de cem anos.

Encerradas as atividades educacionais, os salesianos pretenderam venda do imóvel, mas a transação foi questionada pela comunidade, o que causou a desistência dos compradores. Como se questiona o desvirtuamento da utilização e destinação do imóvel, que teria sido recebido sob a condição de a congregação ali manter estabelecimento educacional, o caso foi parar na Justiça, da qual se aguarda decisão. Desde então, a Polícia Militar de Minas Gerais também aguarda o pronunciamento da Justiça e decisão do governador sobre a quem será destinado o imóvel. A Polícia Militar pretende voltar à antiga fortaleza, onde nasceu, instalando ali algo como centro cultural, incluindo-se um museu da Polícia Militar. Para marcar a celebração dos 239 anos da instituição policial-militar, missa solene em rito antigo (incluindo-se indumentária e o Latim) foi celebrada na capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no “Colégio das Irmãs” com a participação do alto comando do PM e do comando do 52º BPM de Ouro Preto. Estiveram presentes o Tenente Coronel Gilberto Protásio dos Reis, do Comando geral da PM de Belo Horizonte e o Comandante do Tenente Coronel Wesley Barbosa, do 52° BPM.

Missa em Cachoeira do Campo segue rito antigo, e marca o 239º aniversário da Polícia MilitarMissa em Cachoeira do Campo segue rito antigo, e marca o 239º aniversário da Polícia MilitarMissa em Cachoeira do Campo segue rito antigo, e marca o 239º aniversário da Polícia Militar
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook