Moradores de Santa Rita Durão denunciam abandono pela atual administração municipal

Mariana,
29 de Julho de 2016

Santa Rita Durão é um dos maiores distritos de Mariana e é responsável por grande parte da arrecadação do município, já que é onde estão instaladas as mineradoras Vale e Samarco. Os moradores locais relataram a situação crítica do distrito, que estaria abandonado pela administração municipal.

Para agravar ainda mais a situação, a queda da barragem no subdistrito de Bento Rodrigues, fez com que várias empreiteiras saíssem de Santa Rita Durão. Os habitantes afirmam que a comunidade está abandonada. Entre as reclamações está a falta de atendimento médico adequado em momentos de urgência.

“Tem moradores que deixam de comprar um alimento para guardar dinheiro caso precisem de um carro para levar para outro lugar que tenha mais recursos”, afirma o morador Roberto Cota.

“Santa Rita Durão é o distrito onde estão instaladas grandes empresas mineradoras, por isso, é responsável pela maior parte da arrecadação do município de Mariana. Porém, nossa realidade é outra. Estamos isolados e abandonados pela administração pública”, declara o morador Geraldo Miranda.

Para o estudante, Josué Elieser, de 19 anos, morador de Santa Rita, a maior dificuldade está na falta de transporte e emprego. Aluno do curso técnico em Mariana, Josué fica preocupado por não conseguir contar com transporte diário para assistir às aulas. “A prefeitura dá o transporte para nos levar até Mariana, mas, muitas vezes eles faltam e temos que ficar cobrando da secretaria”, explica. Sobre a perspectiva de emprego, ele diz que antes da crise na mineração vários jovens faziam o curso, mas agora as turmas diminuíram. “A mineração tem que continuar, mas enquanto isso, a prefeitura tem que pensar outros meios de renda para a população”, explica o jovem.

Além desses problemas, os moradores ainda disseram que as entre os graves problemas do distrito são as ruas que não possuem iluminação pública nem saneamento básico, e o transporte público escasso que não atende os quase dois mil habitantes, bem como baixas oportunidades de emprego.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook