Moradores definem as prioridades nas Pré-Conferências Municipais das Cidades

Mariana,
28 de Abril de 2016

Começaram as audiências públicas das Pré-Conferências Municipais das Cidades. A primeira reunião aconteceu na terça-feira (12), no distrito de Passagem de Mariana. Trazendo como tema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o encontro teve a participação da comissão preparatória, representantes do poder público e de movimentos populares, e os moradores de Passagem de Mariana e dos bairros São Vicente e Liberdade.

Durante a pré-conferência a comunidade levantou questões referentes às demandas relacionadas ao espaço público, economia, regularização fundiária e ocupação do solo, moradia e cidade. Segundo o membro da comissão preparatória e representante dos movimentos populares, Xisto Costa, o objetivo é ouvir as prioridades de cada localidade, e colher as necessidades, anseios, sugestões e críticas. “A metodologia é dividida em quatro eixos e as pessoas participaram muito ativamente e nota-se que há uma ansiedade das pessoas falarem e exporem suas preocupações e o que elas enxergam do município”, explica.

A dona de casa, Rosilene Pombo, moradora de Passagem de Mariana, citou três sugestões para melhoria da sua comunidade. “Acho uma ótima oportunidade, mas aqui temos muita coisa que precisamos como prioridade que é a segurança reforçada, lazer e na educação, que os prédios escolares aqui precisam de reforma” sugeriu.

Segunda audiência

A segunda audiência pública das Pré-Conferências Municipais das Cidades aconteceu na quinta-feira (14), no Centro de Convenções, em Mariana. A convocação, desta vez, foi para tratar das prioridades dos bairros Vila Aparecida, Morro Santana, São Cristovão, Vila Maquiné, Colina, Dandara, Estrela do Sul, Jardim Santana, Jardim dos Inconfidentes e Nossa Senhora Aparecida.

Foi apresentada uma série de sugestões. Dentre elas, a dos moradores do São Cristóvão, que pediram a construção de creche, melhoria da iluminação pública e readequação dos passeios. Também foi solicitada a implantação de academia ao ar livre e a construção de área de lazer.

Para o Bairro Colina, os moradores cobraram melhoria da infraestrutura e iluminação das ruas, além de reforma dos passeios. No Morro Santana, a comunidade agradeceu a construção da nova escola que atenderá as crianças do bairro, e pediram a construção de área de lazer.

Moradores definem as prioridades nas Pré-Conferências Municipais das Cidades - Foto de Tamara Martins
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook