Moradores do bairro São Francisco vivem reféns de jovens infratores

Ouro Preto,
23 de Fevereiro de 2014

A violência e a criminalidade ocorrem no local há mais de dois anos

Moradores do bairro São Francisco, mais conhecido como Morro do Piolho, em Ouro Preto, têm vivido dias de muito pânico, ameaças e medo. É que, segundo os residentes do local, um grupo de infratores, moradores do mesmo bairro, vem assombrando a vida da população com ameaças, roubos, vandalismo contra as residências, e até mesmo ataques contra as pessoas que passam pelas ruas.

Cansados de tanta opressão, um grupo de cidadãos resolveu se reunir na noite da última quarta-feira (19) e denunciar o vandalismo que vem acontecendo no bairro. De acordo com os relatos, os infratores, que em sua maioria são menores, não têm nenhum pudor em ameaçar e roubar as casas da vizinhança. Por causa dos ataques frequentes, algumas famílias já chegaram a abandonar suas casas à procura de um lugar mais tranquilo. “Minha família foi embora e eu fiquei para tomar conta da casa, para que não fosse saqueada, como já ocorreu com muitas outras casas aqui”, afirma um morador. Com medo de futuras retaliações, os moradores preferiram não se identificar.

“Nós não temos mais sossego. Não podemos sair para curtir um fim de semana e muito menos viajar, pois corremos um grande risco de quando chegarmos não encontrarmos mais nosso patrimônio, que conquistamos com muito trabalho e sacrifício”, desabafa outro morador. “Nós estamos presos dentro da nossa própria casa, enquanto os ladrões estão lá fora”, completa.

Ainda segundo as denúncias, a Polícia Militar sempre é acionada, mas devido ao grande volume de trabalho, a presença de policiais tem sido cada vez mais difícil. “A gente sempre liga, pede o apoio da PM, eles afirmam que devido alguns serem menores, eles não podem fazer muita coisa. Certa vez ligamos para a polícia para denunciar um roubo que estava acontecendo naquele exato momento. A informação que tivemos era que uma viatura estava vindo para o local, mas ninguém compareceu. Ligamos novamente e foi-nos comunicado que as viaturas estavam todas ocupadas e que assim que possível seríamos atendidos, o que não ocorreu”, relata outro morador.

Os moradores afirmam que o grupo é liderado por um jovem de 20 anos, que já tem passagem pela polícia. “Toda vez que denunciamos e a polícia vem, o bandido sempre foge pelo matagal. Há pouco tempo ele foi preso, mas a própria família pagou fiança e ele foi liberado. Pouco tempo depois o jovem assaltou a própria tia. Eles relatam que o infrator tem problemas mentais. Então porque não internam? Nós temos que ficar reféns?”, questiona um dos moradores.

Até o fechamento dessa edição, a reportagem não conseguiu uma resposta da Polícia Militar para esclarecimento dos fatos. O Jornal se coloca a disposição da PM para mais informações.

Bairro também clama por mais atenção do executivo

Outra insatisfação é o descaso que o bairro se encontra. “Nosso calçamento é péssimo. O matagal está enorme. Estamos esquecidos pela prefeitura, abandonados pelas instituições”, lamenta outro morador.

Em contato com a prefeitura, o Departamento de Limpeza urbana afirmou que será realizada uma capina no bairro nesta sexta-feira (21). Segundo a prefeitura o serviço teve que ser adiado por causa de outras demandas referentes ao carnaval.

Os moradores do bairro São Francisco pedem apoio do poder executivo e maior segurança por parte da PM. “Nós só queremos garantir o nosso direito de cidadãos, o direito de ir e vir. Queremos justiça e atenção, afinal pagamos todos os nossos impostos em dia”, pedem os moradores.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook