Moradores do Cardoso cobram promessas de campanha do atual governo de Itabirito

Itabirito,
03 de Março de 2016

A falta de infraestrutura e manutenção no bairro Cardoso, em Itabirito, têm causado muita indignação e revolta aos moradores. Cansados de tanto correr atrás e ficarem sem respostas, os residentes do bairro descrevem o local como “uma das regiões mais esquecidas pela atual administração municipal”.

Os moradores afirmam que durante a campanha eleitoral foi prometida a construção de uma quadra poliesportiva, um miniparque ecológico, área de lazer, segurança, iluminação de qualidade, academia ao ar livre, pavimentação das ruas e alargamento de algumas vias. Mas de acordo com os mesmos, nenhuma destas propostas foi realizada até agora. Outro problema vivenciado pelos moradores são os carros abandonados em algumas ruas do bairro. “Atualmente estamos com um grande problema do depósito de carro aqui no bairro, são veículos que ficam entulhados sem cobertura alguma, expostos ao tempo, com grande risco de dengue. Somente depois que denunciamos, alguns funcionários da prefeitura vieram e roçaram um pouco do mato, que estava cobrindo os carros. Mas sabemos que somente isso não é suficiente, ainda mais com esse surto de dengue”, conta um morador que preferiu não se identificar. Além disso, os moradores afirmam que o depósito funciona em um local de área verde. “Os moradores estão descontentes com a situação, pois era uma área de brejo e tinha até nascente. E o pátio de carros já invadiu essa área, parece que a prefeitura é conivente com a situação”, relata outro morador. Entre as diversas denúncias estão ainda a falta de limpeza das ruas, iluminação e fiscalização de lagoas e fossas sépticas. Segundos os moradores os únicos serviços que funcionam bem são o recolhimento do lixo e a cobrança de IPTU.

Após diversas tentativas ao procurar a prefeitura para uma resposta sobre a denúncia, o executivo encaminhou uma nota à reportagem do jornal O LIBERAL afirmando que “o bairro Cardoso foi contemplado com um projeto de revitalização e já nos próximos meses serão intensificadas as ações de limpeza, como capina, que já vem acontecendo em toda a cidade. Ainda está prevista uma parte do alargamento da Rua Ana Maria Teixeira, próximo ao Garden Ville, o que facilitará o deslocamento das pessoas e diminuirá o risco de acidentes no local”, afirma a nota.

Já sobre a implantação de uma quadra esporte e de uma creche, a prefeitura diz que as obras dependem de recursos do Governo Federal, que neste momento não está disponibilizando recursos. Além disso o executivo diz que depende de terreno para as implantações, por se tratar de loteamentos antigos e muitas vezes irregulares, há dificuldades para se obter uma área pública.

Quanto ao depósito de sucatas, trata-se da área do depósito de uma empresa de reboque, credenciada pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (Detran) e fiscalizada pelo Estado de Minas Gerais. Mesmo assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realiza visitas periódicas ao local com aplicação de larvicidas e inseticidas, para que o espaço não se torne criadouro de mosquitos.

Quanto às reclamações relacionadas à área verde e às nascentes, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a empresa já foi autuada e apresentou defesa que está sendo analisada.

Moradores do Cardoso cobram promessas de campanha do atual governo de ItabiritoMoradores do Cardoso cobram promessas de campanha do atual governo de Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook