Moradores do Jardim vão a Câmara pleitear segurança

Mariana,
27 de Junho de 2012

Na reunião do Legislativo marianense, os frequentadores da Praça Gomes Freire, popularmente conhecido como Jardim, pediram mais segurança para o lugar. Recentemente, o lugar foi palco de dois assassinatos. Em outra situação, próximo ao local, a Rua Salomão Ibrahim da Silva recentemente foi palco de uma tentativa. Quem falou em nome dos moradores foi a moradora Ana Claudia Rôla.

Segundo Ana Claudia o Jardim tem oferecido há algum tempo insegurança às pessoas que ali convivem, citando fatores como “falta de iluminação e ciclistas”. De acordo com ela, a Praça está escura, o que propiciaria a presença de usuários de drogas a “olhos vistos”. Para isso, também pediu aos vereadores uma “vigilância efetiva”.

O problema com as bicicletas estaria relacionado à presença de pessoas que, ao se utilizarem desse veículo no local, colocariam a segurança dos demais em risco. Rosângela do Espírito Santo, dona do bar Ponto Certo, concorda com Ana: “tem criança brincando no Jardim e já teve acidentes”, pontua.

“A gente que trabalha no comércio está sentindo que não é a mesma praça que se usava para lazer”, constata Rosângela. Em relação ao uso de drogas, enquanto comerciante, relata que tem perdas no bolso: “caiu o movimento”. Seria prejudicada pelo fator de que “as pessoas, por medo, consomem menos”, diminuindo a lucratividade com a freguesia, e pela situação de ter que “mandar funcionário embora”. “Qual funcionário vai querer trabalhar sem segurança?”, questiona.

Os frequentadores do Ponto Certo também reclamam: “A gente tinha uma liberdade muito grande no Jardim. Hoje o pessoal está afastado”, relata Márcio Gomides. De acordo com ele, quando, pessoas de fora vêm até sua casa para conhecer Mariana, ficam vislumbradas com a Praça Gomes Freire: “Esse Jardim é lindo. É maravilhoso”. Entretanto, as suas perspectivas, em relação à tranquilidade e a preservação do lugar não são as mais promissoras: “isso está acabando”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook