Moradores do Rosário sofrem com falta d’água

Mariana,
23 de Fevereiro de 2014

Desde o ano passado, os moradores do Alto do Rosário enfrentam o desconforto das obras de readequação do projeto urbanístico para efetivar a regularização fundiária na região. Em agosto de 2013, a Prefeitura de Mariana deu início às obras de revitalização, saneamento básico, asfaltamento, iluminação, habitação e mobilidade urbana para melhorar a qualidade de vida dos moradores e daqueles que utilizam as vias do bairro.

Com isso, diversas famílias têm reclamado frequentemente da falta de água. Alguns encanamentos das vias acabam sendo rompidos devido ao trabalho de terraplanagem pelas máquinas. A presidente da Associação de Moradores do Alto do Rosário, Kátia Maria dos Santos, afirma que esse problema é compreensível diante do retorno que as obras irão trazer para o bairro. “Precisamos enfrentar essas dificuldades para conquistar as melhorias. No entanto, os inúmeros problemas da falta de água, na maioria dos casos, não estão relacionados ao rompimento dos encanamentos. O poder público também alega que as ocupações irregulares comprometem o fornecimento de água, mas esse problema é muito recorrente, até mesmo em lugares onde não há invasões”, esclarece Kátia.

Recentemente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) divulgou que o volume nas captações de água em Mariana está reduzido em cerca de 30%, provocando falhas no abastecimento em pontos da cidade, principalmente nas regiões mais altas. Devido às condições climáticas, incomum nessa época do ano, o nível dos mananciais está baixo. Esses problemas com abastecimento de água em Mariana devem diminuir após a realização das obras para ampliar a Estação de Tratamento de Passagem (ETA-Sul) que irá duplicar sua capacidade, aumentando a autonomia para abastecer o município.

Nesta semana, durante a última reunião ordinária da Câmara na segunda-feira (17) os vereadores debateram sobre o requerimento nº 02/2014, de autoria do vereador Juliano Duarte (PPS), solicitando ao SAAE o Plano de Ação para o ano de 2014 nos bairros Colina, Rosário, Jardim Santana e Fonte da Saudade. De acordo com o vereador foi aprovado na última lei orçamentária, para o ano de 2014, mais de R$ 18 milhões para o SAAE. “Todos os finais de semana eu recebo ligações de diversos moradores reclamando da falta de água em casa”, afirma Juliano. O vereador Fernando Sampaio (PRB) aproveitou a oportunidade e solicitou que fossem incluídos todos os bairros de Mariana no requerimento. Por fim, após a intervenção dos demais vereadores, ficou decidido que o requerimento seria retificado e apresentado novamente na próxima sessão com as devidas alterações.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook