Moradores vão às ruas defender a mineração

Mariana,
17 de Dezembro de 2015

Cerca de 500 moradores de Mariana e funcionários da Samarco se reuniram no sábado (21) em segundo ato favorável à permanência da empresa no município. Sob o coro “Juntos pelo futuro de Mariana” manifestantes foram às ruas dar apoio a empresa Samarco, responsável pela barragem de rejeitos rompida na quinta feira (5) em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.

Vestidos de branco os participantes do “Fica Samarco” dão apoio a permanência da mineradora e da exploração do minério, responsável por 80% do PIB local. A preocupação com o desemprego e a possibilidade de suspensão da exploração impulsionou os moradores a irem às ruas e procurassem os órgãos responsáveis.

Embora os moradores assumam a responsabilidade da Samarco diante da tragédia, eles defendem que a economia do município não deve pagar o preço. Por isso, um manifesto com mais de 500 assinaturas foi entregue pelo vereador Fernando Sampaio ao presidente da Câmara, Tenente Freitas. O documento foi realizado pelos manifestantes e enviado aos parlamentares do município.

O presidente do sindicato Metabase de Mariana, Ronaldo Bento, afirmou que o sindicato apoia as manifestações favoráveis a empresa e defende que sem a mineração e os empregos que provém dela, Mariana viraria uma “cidade fantasma”. Vinícius Alcântara, diretor-presidente da CDL localizada no município capixaba de Linhares, enviou convite à população para um ato favorável a permanência da empresa Samarco que será realizado na sexta-feira (27). Assim como as manifestações em Mariana, o objetivo é defender que a exploração mineral continue, e segundo o convite, mais de 4 mil famílias não sejam afetadas pelo desemprego.

Moradores vão às ruas defender a mineração - Foto de Caroline HardtMoradores vão às ruas defender a mineração - Foto de Caroline Hardt
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook