Morosidade do SAMU no atendimento a morador de rua causa revolta em população

Ouro Preto,
24 de Junho de 2016

Coordenação do serviço em Ouro Preto ressalta que prioridades são casos de risco à vida

A lentidão no atendimento de socorro a um morador de Ouro Preto causou revolta a algumas pessoas na tarde do domingo (12). Ao ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) solicitando assistência para o homem que estava deitado em frente a sua escola de música, o empresário Diego Fernandez foi surpreendido com a informação de que o SAMU não presta atendimentos à pessoas alcoolizadas e moradores de rua. A coordenação do serviço informou que, por questões de prioridade, realiza atendimentos de urgência em casos de risco à vida.

O incidente ocorreu na rua dos Inconfidentes, Barra, quando Diego encontrou um homem caído em frente a porta do seu estabelecimento pedindo ajuda. “Ele me disse que estava sentindo muito frio, muita dor, pois estaria com a perna quebrada”, contou o empresário, que ainda destacou o descaso no atendimento quando informou que o homem era um possível morador de rua e parecia ter ingerido bebida alcoólica. “Eu disse à atendente que mesmo naquela condição o homem tem direito a prestação de socorro. Ela enfatizou que não tinha como enviar uma ambulância, pois poderia não dar conta de fazer outros atendimentos”, afirmou.

Além de Diego, outras pessoas tentaram socorro para a vítima, mas não tiveram sucesso. O empresário informa que realizou diversas ligações, inclusive para a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que não puderam realizar o atendimento, pois o veículo para fazer esse tipo de atendimento estava em manutenção. “A revisão é realizada em Belo Horizonte periodicamente. Sobre os atendimentos hospitalares, nós fazemos o suporte básico a vida, diferente do SAMU, que faz o avançado. Não fazemos procedimentos invasivos como punção venosa, ministrar medicamentos”, esclareceu o Tenente Júlio César, do Corpo de Bombeiro Militar.

O coordenador do SAMU em Ouro Preto e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, Leandro Moreira, explicou que o atendimento é para casos de urgência com risco à vida. “No caso relatado seria mais um risco social. Se começarmos a atender esse tipo de situação, podemos deixar de atender um caso de mais urgência. Nós não temos estrutura para isso. Depois que começar um atendimento, não tem como interromper”, retratou o coordenador.

O caso tomou grande repercussão na internet e devido a isso Leandro informou que solicitou as gravações de ligações daquele dia à central para apurar os fatos. “Vamos analisar o caso e verificar se pela descrição nas ligações o caso era de risco social ou à vida. É importante esclarecer os fatos até mesmo para avaliar os atendimentos, pois o consórcio é um prestador de serviços ao município e nós precisamos fiscalizar”, pontuou. Ele ainda enfatizou a importância de se fazer uma denúncia formalizada. “Sobre esse caso, nós ficamos cientes pela internet. É muito importante que as pessoas, em qualquer situação de dúvida sobre o atendimento, nos informe para que possamos até cobrar melhorias, se for o caso”, elucidou. Para denunciar os usuários podem se dirigir até a secretária de Saúde ou a coordenação da UPA para formalizar a reclamação.

Atendimento 15h depois

“Ele passou a noite toda no local, estava urinando por causa das dores fortes. Não cabe a nós cidadãos analisar se uma vitima está ou não sofrendo mais ou menos. Prova disso é que o SAMU fez o atendimento no dia seguinte após um homem ligar”, relatou Diego. Na manhã do dia seguinte (13) o SAMU apareceu para fazer o socorro ao homem. SAMU apareceu ás 9h da manhã do dia seguinte. A vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia onde recebeu atendimento e foi liberado.

Consórcio Aliança

Desde fevereiro o serviço do SAMU passou a ser regionalizado em Ouro Preto, com a participação no Consórcio Aliança para a Vida. A partir de agora todas as ligações para o 192 são direcionadas para a central que fica em Belo Horizonte, onde direciona a equipe responsável em atender Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook