Motoristas reclamam das faixas elevadas

Mariana,
17 de Março de 2014

A instalação de faixas elevadas na Avenida Nossa Senhora do Carmo tem causado insatisfação nos condutores que trafegam pela via. Os motoristas têm reclamado da altura das faixas, que também assumem a função de lombadas para controlar a velocidade dos veículos.

De acordo com Anne Akemi Yanaga, arquiteta da prefeitura, a faixa elevada possui dupla função, ao mesmo tempo em que permite aos pedestres atravessarem a rua com conforto sem descer do nível do passeio, também obriga o motorista a reduzir a velocidade, aumentando a segurança. “Na Avenida Nossa Senhora do Carmo estamos trabalhando com 15 cm de altura e 100 cm de comprimento de rampa, ou seja, 15% de declividade, em conformidade com a NBR 9050 e uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito”, esclarece a arquiteta.

No entanto, o principal foco das faixas é promover a acessibilidade urbana atendendo aos questionamentos do Ministério Público. Segundo o Censo IBGE, realizado em 2010, no Brasil, 45 milhões de pessoas declararam algum tipo de deficiência, além de idosos e pessoas com problemas de locomoção temporária, como obesos e gestantes que compõe o conjunto de pessoas com restrições de mobilidade. Segundo a arquiteta da prefeitura, a garantia de acesso dos cidadãos aos bens da cidade deve ser pensada pelo gestor público, mas também pela comunidade. “O ideal é que o pedestre tenha uma travessia a cada 200 metros na via”, acrescenta Anne Akemi.

Motoristas reclamam das faixas elevadas - Foto de Rafael MeloMotoristas reclamam das faixas elevadas - Foto de Rafael Melo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook