Movimento Escoteiro trabalha valores e cresce em Ouro Preto

Ouro Preto,
08 de Setembro de 2013

Em todo o mundo existe um movimento educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, conhecido desde 1907 como Escotismo. A proposta principal do grupo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.

O compromisso é fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. A promessa do escoteiro é de comprometimento voluntário e conduta de acordo com a orientação moral do movimento. Os conceitos principais são: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.

E está errado quem pensa que os vários valores, missões, visões, princípios de dever para com Deus, para com os outros e para consigo próprio, além da importância com o desenvolvimento físico, moral e intelectual estão presentes somente nos filmes da Sessão da Tarde do cinema americano. Como já dito, o movimento é mundial e pode ser encontrado em várias cidades brasileiras, Ouro Preto inclusa.

A sede do 8º Grupo Escoteiro de Ouro Preto fica na Rua Clodomiro de Oliveira, 45, Pilar (Escola Estadual Dom Veloso). Desde 15 de novembro de 1980, estando entre os grupos mais antigos de Minas Gerais, ele recebe jovens entre 7 e 20 anos e adultos interessados em participar da chefia e da administração. Os ramos de atuação são separados entre Lobinhos (7 a 10 anos) Escoteiro (11 a 14 anos) Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiros (18 a 20 anos).

Todos os sábados dos meses de março e agosto, os jovens que se interessam em fazer parto do Grupo de Escoteiros de Ouro Preto podem se inscrever em um dos ramos disponíveis. O Grupo realiza diversas ações na cidade, desde atividades escoteiras na sede, arrecadação de donativos, visitas às entidades sociais em Ouro Preto, passeios ecológicos, visitas a museus, jogos, e até acampamentos locais e em outras cidades da região.

Eles participam também da organização da Festa Junina da Igreja do Pilar e do Feijobingo, uma feijoada com direito a uma cartela de bingo, que será realizada no próximo dia 15 com o valor de R$ 10,00 por pessoa.

Hoje em dia ouvimos falar pouco sobre esse tipo de movimento, a respeito disso Andrea Bianchi, diretora administrativa do grupo, explicou que apesar da diminuição dos últimos anos, em 2013 o Movimento Escoteiro cresceu 10% no Brasil. Segundo ela, em Ouro Preto, o aumento foi de aproximadamente 15%, o grupo está muito feliz, pois em alguns ramos já há até fila de espera. Entretanto, Andrea diz que o número de adultos voluntários é o maior desafio do movimento, eles estão abertos a conhecerem pessoas interessadas em ajudar e pedem o envolvimento da comunidade local.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook