Mulheres de Bento Rodrigues retomam produção de geleia

Mariana,
17 de Março de 2016

Seis ex-moradoras de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana soterrado pela lama de rejeito em novembro do ano passado no desastre da Samarco, retomaram a produção da geleia de pimenta biquinho, símbolo da antiga comunidade.

De acordo com o jornal Estado de Minas, a inauguração oficial da nova cozinha para continuidade da produção será na sexta-feira (11) com a presença de autoridades. O imóvel, alugado e reformada pela Mineradora Samarco, fica em uma casa no Bairro Colina. A produção foi retomada na semana anterior sob responsabilidade de Geralda Alves, Keila Vardeli, Rosângela Sobreira, Marinalva Salgado, Neuza da Silva e Sônia Xisto, ex-moradoras do Bento.

Ainda restam 700 quilos da última colheita do distrito, a próxima, prevista para o mesmo mês da tragédia foi soterrada pelos rejeitos. A produção rende diariamente, em média, 500 potes de 170g, vendidos a R$8,00 cada.

Reconstrução

Antigos moradores de Bento Rodrigues visitaram recentemente uma das áreas de preferência da comunidade para a reconstrução do subdistrito, destruído em 5 de novembro com o rompimento da barragem de Fundão. Localizado a 10 quilômetros do centro histórico marianense, o terreno possui 300 hectares e fica na metade do caminho entre o antigo local e a cidade.

As características do local se assemelham a de Bento: nascentes de água, diversas espécies de árvores e solo propício para o plantio. Segundo Antônio Gonçalves Pereira, um dos membros da comissão do subdistrito, tudo indica que esse será o local. Desde a tragédia, os moradores deixaram claro à mineradora que gostariam de permanecer juntos e que o novo terreno tivesse condições propícias ao plantio e à criação animal. A expectativa é que a construção comece ainda no primeiro semestre.

Mulheres de Bento Rodrigues retomam produção de geleia - Foto de Euler Junior/EM/D.A Press
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook