Mundo dos livros reúne mais de 1.500 pessoas em escola de Itabirito

Itabirito,
29 de Outubro de 2011

“Ao entrar no universo infantil, o adulto fascina a criança. Elas ficam na expectativa de saber se a princesa de cabelos dourados vai fugir da torre. Torcem pelos irmãos que enfrentam a bruxa malvada. Envolvem-se e encantam-se. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes”. O relato da diretora da Escola Municipal José Ferreira Bastos, Raquel de Fátima Santana, mostra a motivação dos professores em apresentar livros aos alunos; e o trabalho realizado durante o ano resultou na Feira de Literatura, realizada no último sábado, dia 22 de outubro, reunindo mais de 1500 pessoas dentro do mundo dos livros.

Durante a tarde de sábado, a escola se enfeitou para mostrar as histórias contadas aos alunos e os pais tiveram a oportunidade de ver os trabalhos de seus filhos expostos dentro e fora das salas. Ana Lucia Lage, mãe da aluna Ana Luiza Lage, emocionou-se com o livrinho que sua filha escreveu. “Ela me surpreendeu. Aqui estou tendo a oportunidade de ver os trabalhos da minha filha, pois ela sempre quer fazer as tarefas sozinha, e fiquei muito feliz em ver o que ela escreveu e como ela passa adiante aquilo que nós a ensinamos em casa”, conta a mãe.

Além da ornamentação da escola, os alunos também se prepararam para incrementar a Feira de Literatura. Julia Cristina Oliveira e Nicole Alves Felipe Ribeiro se vestiram de bruxinhas para representar os medos e coragens dos alunos. “Estou adorando a Feira! Minha mãe viu todos os meus trabalhos”, conta a bruxinha Nicole. A Feira ainda contou com exposição de artesanato dos alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), distribuição de brindes para os alunos e exposição de livros infantis.

“No mundo escolar, a leitura sofre modificações que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem. A maior preocupação é na escolha de livros que possam garantir o trabalho do professor e chamar a atenção das crianças”, explica a diretora. Para o secretário de Educação de Itabirito, Ricardo Francisco de Paula Alves Cruz, essa preocupação em tornar a literatura mais atrativa para os alunos está mostrando bons resultados. “O trabalho apresentado foi maravilhoso, a escola, mais uma vez, demonstrou sua capacidade com o bom trabalho de professores e alunos. Foi muito marcante a presença dos pais na Feira e eu fiquei encantado com os trabalhos”, conta o secretário.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook