Municípios mineiros discutem a implantação de projetos nacionais do MPT

Ouro Preto,
31 de Agosto de 2013

O Ministério Público do Trabalho reuniu gestores de mais de 100 municípios mineiros em sete audiências públicas itinerantes, realizadas entre os meses de abril e agosto deste ano, no interior de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (28) foi a vez de Ouro Preto.

Cerca de 80 pessoas se reuniram no auditório da Prefeitura. Trabalho infantil e escravo, inclusão, saúde e segurança em frigoríficos e no transporte de cargas e terceirização sem calotes foram os principais temas apresentados aos vários gestores que estiveram presentes na audiência.

“Nós temos absoluta necessidade de nos aproximar dos destinatários do nosso trabalho”, enfatizou o procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo, ao explicar a importância das audiências para o estabelecimento de parcerias entre o MPT, municípios e outros atores sociais. A coordenadora do projeto, Procuradora do Trabalho Elaine Nassif, explicou que espera a implementação de 391 projetos no interior de Minas Gerais, através das parcerias captadas nas audiências. Luís Camargo também falou sobre o resgate da cidadania, por meio de ações sociais como, por exemplo, a qualificação profissional, tratando-se da prática de trabalho escravo no Brasil. A juíza da Vara do Trabalho de Ouro Preto, Graça Maria, participou falando sobre como erradicar problemas como acidentes e doenças do trabalho.

As palestras técnicas sobre os seis projetos foram proferidas pelos procuradores do Trabalho Elaine Nassif, Adriana Augusta de Moura, Geraldo Emediato, Silvia Bernardes e Marcelo Amaral.

A próxima etapa do projeto será realizada em setembro, na sede do MPT em Belo Horizonte, entre 23 e 25 de setembro. Será um curso de capacitação sobre o projeto MPT na Escola, voltado para professores do ensino fundamental.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook