Museu Casa dos Inconfidentes é classificado em programa internacional Ibermuseus

Ouro Preto,
09 de Dezembro de 2013

proximadamente 700 ouro-pretanos participaram de projeto relacionado

Com o projeto Lixo é Luxo, o Museu Casa dos Inconfidentes é um dos 32 museus brasileiros classificados para a próxima etapa do programa Ibero-Americano de Educação e Museus. No total, foram mais de 200 instituições museológicas inscritas para concorrer ao Prêmio, que está em sua IV edição.

O programa Ibermuseus é composto por um comitê formado por 10 países, entre eles Espanha, Argentina, Brasil, México e Portugal. No mês de setembro, foi lançado edital para dar apoio a projetos que fortaleçam a capacidade educativa de museus e patrimônios museológicos na Ibero-América. O projeto Lixo é Luxo foi inscrito na categoria I, sobre projetos realizados ou em andamento.

A coordenadora do Museu, Cláudia Pereira, conta que “o projeto compõe-se de ações educativas voltadas para a criação artesanal e artística de objetos com base em materiais recicláveis”. Também tem a finalidade de “promover a capacitação da comunidade em relação à coleta seletiva e ao aproveitamento de resíduos, conscientizando sobre o aproveitamento do lixo de maneira sistemática e sustentável”, afirma.

Desde o início do projeto, aproximadamente 700 pessoas da comunidade de Ouro Preto (sede e distritos) participaram de 25 oficinas sobre o tema, além de palestras e eventos culturais. O Projeto foi concretizado em conjunto com a Associação de Catadores do Padre Faria, e conta com a participação da ACMAR, da Associação de Moradores da Vila Aparecida, das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Casa Civil, Turismo, Indústria e Comércio; do Programa Atitude Ambiental da Vale, de voluntários e grupos locais de artesanato.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook