Música dá o tom especial à Semana Santa

Ouro Preto,
03 de Abril de 2012

A Orquestra e Coro do Pilar, sob a regência dos maestros Márcio Miranda e Alcindo Alves, preparam-se intensamente para as liturgias da Semana Santa. Antífonas e motetos compostos no ciclo do ouro são ensaiados na Sala Maestro Carlos Alberto Baltazar, no Centro Social da Paróquia do Pilar (Cesfo). A jovem cantora lírica Raissa Maria de Souza Mendes será a Verônica deste ano, e atuou brilhantemente ao cantar o “Inflamatus”, no sexto ofício do Setenário das Dores.

A movimentação é intensa no Pilar, com seguidas reuniões de provedores e coordenadores do programa da Semana Santa de 2012, quando se comemora o tricentenário de criação da Paróquia da padroeira de Ouro Preto. Padre Marcelo Santiago, pároco do Pilar, orienta as providências.

Nascido em Ouro Preto, o bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, que preside o Setenário em 2012, destaca a música entre as principais características da Semana Santa de sua terra natal. “O Inflamatus e o Popule Meus, por exemplo, somente são ouvidos nas tradicionais celebrações ouro-pretanas e nos enchem de uma emoção única”, afirma dom Barroso, que é também músico.

A Paróquia do Pilar mantém a Escola de Música Padre Simões, na qual jovens aprendem variados instrumentos, a começar do violino. Padre Marcelo Santiago explica que, criada pelo padre José Feliciano Simões, a escola de música deve garantir a continuidade do trabalho musical há três séculos incentivado pelo Pilar.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook