NAD intensifica parcerias para aprimoramento de estudos

Ouro Preto,
16 de Dezembro de 2012

Afim de resguardar a segurança e o bem estar da população ouro-pretana, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Núcleo de Análise e Diagnóstico (NAD), se preparou para o período de chuvas e reforça parcerias com os governos estadual e federal.

Atualmente, o Núcleo utiliza-se de informações geradas pelo sistema de tecnologia do radar meteorológico, desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O sistema, localizado no município de Mateus Leme, permite detectar a precipitação de chuvas, calcular seu deslocamento, estimar o tipo (chuva ou granizo), contribuindo para a melhoria da previsão em curtíssimo prazo, além de permitir analisar a estrutura das tempestades, com grande margem de acerto.

Além da parceria com o Igam, o NAD desenvolve parcerias com outros órgãos federais e estaduais, reforçando os trabalhos do Município, como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O NAD realiza trabalhos de estudos geológicos e meteorológicos do Município, intensificados nesta época do ano para preparação para o período de chuvas, dando suporte à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Além das análises técnicas, o NAD realiza ações, como vistorias especiais, com emissões de laudos, fornecimento de curso de capacitação para a Policia Militar e Bombeiros do Município, criação de sistemas de monitoramento e alerta e participação no plano de contingência, desenvolvido pelo Comdec.

O Coordenador do NAD, engenheiro, geólogo, Charles Murta, alerta à população sobre algumas ações pessoais que complementam e auxiliam os trabalhos do Comdec. “A população deve estar atenta à alguns sinais de risco, como observar se no terreno ou nas casas apareceram trincas, se tem portas que não se fecham, azulejos e telhas que estão se desprendendo, estufamento de piso, surgimento de água barrenta minando no terreno ou dentro da casa. Em qualquer destes casos, ligue, imediatamente, para o Comdec, pelo telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193”.

Além do Comdec, o NAD reúne representantes municipais das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Gestão, Assistência Social e Cidadania, Meio Ambiente, além da parceria desenvolvida com a Universidade Federal de Ouro Preto, com o apoio de profissionais da área como o professor Romero Gomes, conselheiro do Núcleo, e o professor Frederico Sobreira, com a disponibilização de informações colhidas em seu projeto de mapeamento geotécnico de áreas de expansão do Município e da Bacia do Rio Maracujá.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook