Necessidades emergenciais de São Bartolomeu são apontadas durante Reunião Itinerante

Ouro Preto,
01 de Outubro de 2011

Na última terça-feira (27), a Câmara de Ouro Preto esteve em São Bartolomeu com a Câmara Itinerante 2011 e seus parceiros. Os moradores do local receberam serviços que visam promover a cidadania na comunidade, como a emissão de Carteiras de Identidade e CPF´s. Foram realizados 268 atendimentos, no distrito, e os habitantes tiveram a oportunidade de reivindicar as melhorias necessárias para a localidade durante a Reunião Itinerante.

“As coisas aqui são difíceis, porque só tem um ônibus de manhã pra Ouro Preto. Então, os serviços vindo até aqui, facilita muito pra gente”, revelou a moradora Ana Paula Guimarães Guedes, que levou os filhos Rhyan (9), Nikolly (7) e Rafael Guedes (2) para fazer a emissão do CPF e para cortarem o cabelo.

Durante a Reunião dos Vereadores, os moradores relataram as necessidades da localidade. De acordo com a Presidente da Associação de Moradores de São Bartolomeu, Madalena Araújo, entre os problemas emergenciais está a falta d'água no distrito, situado à beira do Rio das Velhas. “Nossa região possui água em abundância e tem faltado distribuição sempre, principalmente, nos dias em que há maior número de pessoas, como nas festas de nosso distrito”. Outras reivindicações apontadas na Indicação nº 155/2011, que foi assinada por todos os vereadores presentes, referem-se à melhoria da estrada que liga Ouro Preto a São Bartolomeu; à implantação de um sistema trifásico de energia; limpeza urbana; restauração da Igreja Matriz; além de melhorias para a E. M. Washington de Araújo Dias e limpeza de córrego, entre outras necessidades. O vereador Júlio Pimenta (PPS) ressaltou a importância da interação dos edis com a população do distrito. “Os vereadores têm a oportunidade de ouvir as reclamações e sugestões da comunidade. Isso aproxima o legislativo do povo, e dá a oportunidade das pessoas mostrarem seu ponto de vista e orientar o trabalho do vereador”.

Comissão Especial irá analisar veto a três projetos

Na mesma Reunião, foram distribuídos três vetos do Prefeito de Ouro Preto às seguintes proposições da vereadora Crovymara Batalha (PMDB), referentes a pessoas com necessidades especiais: Projeto de Lei nº 44/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade de reserva de 2% das vagas das casas populares a serem construídas, para famílias que tenham como membro pessoas com necessidades especiais; Projeto de Lei nº 79/2011, que visa instituir o Censo Inclusão, para a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e o Projeto de Lei nº 82/2011, que dispõe sobre a prestação de servidores de psicologia e de assistência social nas escolas públicas e na APAE de Ouro Preto. De acordo com Crovymara, as razões apresentadas para os vetos do município não convenceram. “A gente faz os Projetos de Lei para beneficiar a população e eles são vetados. Espero que esses vetos sejam derrubados aqui na Câmara Municipal”.

O Presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Maurílio Zacarias (PMDB), nomeou uma Comissão Especial formada pelos vereadores Flávio Andrade (PV), Júlio Pimenta (PPS) e Maurício Moreira – Paquina (PR) para analisar os vetos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook